Museu do Açude finaliza restauro de obra de Helio Oiticica

Obra de Hélio Oiticica no Museu do Açude/Ibram no Rio

O Penetrável Magic Square nº 5 – De Luxe, do artista carioca Helio Oiticica (1937-1980), acaba de ser completamente restaurado. A obra faz parte do Circuito de Arte Contemporânea do Museu do Açude, que integra a rede de museus Ibram no Rio de Janeiro (RJ).

Essa é a primeira obra do artista exposta em caráter permanente em espaço público.“Este trabalho foi inaugurado em 2000 – 22 anos após sua concepção.  São paredes coloridas surgindo na floresta, brotando da própria terra, cortadas por folhagens”, diz Cesar Oiticica Filho no texto do catálogo.

17 anos após sua inauguração, a obra  teve suas paredes pintadas e o acrílico substituído por vidro. A restauração foi feita seguindo orientações do Projeto Oiticica, e concretizada com recursos da Associação Cultural dos Amigos dos Museus Castro Maya.

O restauro foi realizado com o apoio do Projeto Helio Oiticica, Banco Safra e Petrobras, através da Lei Rouanet e Tintas Ypiranga.

O Circuito de Arte Contemporânea do Museu do Açude, iniciado em 1999, conta também com instalações de Iole de Freitas e Anna Maria Maiolino Angelo Venosa, Eduardo Coimbra, José Resende, Lygia Pape, Nuno Ramos, Piotr Uklansky e Waltercio Caldas. Visite a página do Museu do Açude para mais informações.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Museu do Açude/Divulgação