Museu de Favela inaugura galeria de arte a céu aberto

O Museu de Favela (MUF), localizado na comunidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, no Rio de Janeiro, inaugurou nesta quinta-feira, dia 16, o Circuito das Casas-Telas, uma galeria de arte a céu aberto feita por artistas locais.

O presidente da ONG Museu de Favela, o grafiteiro ACME, apresentou a mostra permanente, que fica ao longo dos caminhos da favela. As telas, realizadas nas fachadas das casas dos próprios moradores, mostram a memória da comunidade e as transformações políticas, sociais e culturais sofridas ao longo dos anos.

O presidente do Ibram/MinC, José do Nascimento Junior, e o diretor do Departamento de Processos Museais, Mário Chagas, acompanharam a inauguração e reafirmaram o compromisso do Ibram na continuidade do projeto. O projeto Circuito Casas-Telas teve recursos fornecidos pelo Edital Modernização de Museus, do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Demu/Iphan), que em janeiro de 2009 deu origem ao Ibram/MinC.