Museu das Bandeiras realiza projeto com alunos do Ensino Médio, em Goiás

MuseuBandeiras_ReformaO Museu das Bandeiras (MuBan/Ibram), na cidade de Goiás, realizou na sexta-feira (4) o último encontro do Projeto ‘EUMUSEU’, desenvolvido pelo setor educativo do museu, em parceria com o Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Prof. Alcide Jubé. O Projeto visa aproximar o MuBan dos estudantes do Ensino Médio daquela escola, por meio de oficinas que trabalham temas como memória, cultura, identidade, afetos entre outros.

Desde o início de outubro, o Projeto ‘EUMUSEU’ tem realizado oficinas oferecidas pela educadora do museu Jordana Falcão, juntamente com os professores Karla Alessandra Alves de Souza, Djalma Oliveira de Sousa e Fernanda Alves de Oliveira Ferreira, do CEPI Prof. Alcide Jubé. Os professores haviam percebido o afastamento, ou o sentimento de não pertencimento, de seus alunos em relação à história que faz da cidade um espaço de atração turística e, ao propor a aproximação entre o museu e a escola, pretendem ressignificar a relação dos cidadãos da cidade com sua história, simbolizada pela instituição MuBan.

Nas oficinas, o grupo reflete sobre os efeitos da ausência de memórias na vida de alguém, resgata memórias de parentes que ajudaram a construir a cidade e contextualiza o museu como um espaço a ser ocupado por esses jovens, que continuam escrevendo a história da cidade.

No encontro ocorrido na quarta-feira (02), os alunos foram questionados sobre o que entendem por museu. A proposta era trabalhar com eles seus próprios corpos como museus, tanto no sentido de história quanto no de expressão. Depois, conheceram obras e artistas de várias origens, épocas e técnicas, de artistas como Van Gogh, Frida Kahlo, Tousoule Lautrec, Basquiat, Tracey Rose, Leonilson e Nina Pandolfo, entre outros.

No dia 04, na escola, o grupo apresentou suas produções e realizou uma exposição para marcar o encerramento do projeto esse ano. O Museu pretende dar continuidade ao projeto em 2016 e incluir outras turmas.

Troque um brinquedo por um sorrisomuban natal

Durante todo o mês de dezembro o Museu das Bandeiras promove a campanha Troque um brinquedo por um sorriso, em que os visitantes poderão substituir o valor da taxa de ingresso pela doação de brinquedos. Os brinquedos arrecadados serão doados para instituições da Cidade de Goiás.

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days