Museu das Bandeiras realiza projeto com alunos do Ensino Médio, em Goiás

MuseuBandeiras_ReformaO Museu das Bandeiras (MuBan/Ibram), na cidade de Goiás, realizou na sexta-feira (4) o último encontro do Projeto ‘EUMUSEU’, desenvolvido pelo setor educativo do museu, em parceria com o Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Prof. Alcide Jubé. O Projeto visa aproximar o MuBan dos estudantes do Ensino Médio daquela escola, por meio de oficinas que trabalham temas como memória, cultura, identidade, afetos entre outros.

Desde o início de outubro, o Projeto ‘EUMUSEU’ tem realizado oficinas oferecidas pela educadora do museu Jordana Falcão, juntamente com os professores Karla Alessandra Alves de Souza, Djalma Oliveira de Sousa e Fernanda Alves de Oliveira Ferreira, do CEPI Prof. Alcide Jubé. Os professores haviam percebido o afastamento, ou o sentimento de não pertencimento, de seus alunos em relação à história que faz da cidade um espaço de atração turística e, ao propor a aproximação entre o museu e a escola, pretendem ressignificar a relação dos cidadãos da cidade com sua história, simbolizada pela instituição MuBan.

Nas oficinas, o grupo reflete sobre os efeitos da ausência de memórias na vida de alguém, resgata memórias de parentes que ajudaram a construir a cidade e contextualiza o museu como um espaço a ser ocupado por esses jovens, que continuam escrevendo a história da cidade.

No encontro ocorrido na quarta-feira (02), os alunos foram questionados sobre o que entendem por museu. A proposta era trabalhar com eles seus próprios corpos como museus, tanto no sentido de história quanto no de expressão. Depois, conheceram obras e artistas de várias origens, épocas e técnicas, de artistas como Van Gogh, Frida Kahlo, Tousoule Lautrec, Basquiat, Tracey Rose, Leonilson e Nina Pandolfo, entre outros.

No dia 04, na escola, o grupo apresentou suas produções e realizou uma exposição para marcar o encerramento do projeto esse ano. O Museu pretende dar continuidade ao projeto em 2016 e incluir outras turmas.

Troque um brinquedo por um sorrisomuban natal

Durante todo o mês de dezembro o Museu das Bandeiras promove a campanha Troque um brinquedo por um sorriso, em que os visitantes poderão substituir o valor da taxa de ingresso pela doação de brinquedos. Os brinquedos arrecadados serão doados para instituições da Cidade de Goiás.