Museu das Bandeiras promove 2º módulo do Programa de Formação Muban 70 anos

Segundo módulo do programa terá como tema “Princípios da Educação Museal no Brasil: Histórico e Práticas” e oferecerá atividades práticas voltadas à aplicabilidade da educação museal nos museus.

Segundo módulo do programa terá como tema “Princípios da Educação Museal no Brasil: Histórico e Práticas” e oferecerá atividades práticas voltadas à aplicabilidade da educação museal.

Concebido como parte das comemorações pelas sete décadas de criação do Museu das Bandeiras (Muban), em Goiás (GO), o Programa de Formação Muban 70 anos terá seu segundo módulo nos dias 28 e 29 de abril.

A proposta do programa, que vai abordar nos próximos meses temas diversos ligados à área, é impulsionar ações voltadas para a preservação, documentação, exposição, ação cultural educativa, gestão, turismo, diversidade e educação nos museus da região, utilizando como estudo de caso o Museu das Bandeiras e suas ações.

Realizado com apoio da Rede de Educadores em Museus de Goiás, o segundo módulo do programa terá como tema “Princípios da Educação Museal no Brasil: Histórico e Práticas” e será ministrado pelas educadoras Fernanda Castro e Ruth Vaz, do Ibram – que oferecerão aos participantes atividades práticas voltadas à aplicabilidade da educação museal nos museus.

Educadora do Museu Chácara do Céu e do Museu Histórico Nacional, Fernanda Castro é doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atuou no processo de construção da Política Nacional de Educação Museal (PNEM). Também educadora, Ruth Vaz coordena o núcleo de ação educativa e comunicação social do Museu das Bandeiras, Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu Casa da Princesa.

Outros módulos

O primeiro módulo do Programa de Formação Muban 70 anos aconteceu nos dias 30 e 31 de março e foi dedicado à paleografia e a preservação do patrimônio histórico. Os primeiros acervos a constituir o Museu das Bandeiras foram o prédio da Antiga Câmara e Cadeia e seu arquivo documental, fonte importante de documentos para pesquisadores e interessados em geral na história de Goiás e da região Centro-Oeste.

O curso foi ministrado pela conservadora e restauradora Cássia Reis Moura; pela arquiteta Edinéia de Oliveira Ângelo, especialista em meio ambiente, patrimônio cultural e turismo; pela historiadora Milena Bastos Tavares e pela arquivista Tatielle Brito Nepomuceno. Os 45 participantes foram convidados a higienizar documentos e fotos, além de refletirem e debaterem sobre a preservação dos edifícios tombados.

Os próximos módulos serão ministrados sempre no último final de semana de cada mês. Em maio, será ofertado curso sobre Plano Museológico e comunicação museológica. Em junho, o tema será a implementação do Programa de Ação Educativa e Cultural. Os temas dos meses seguintes serão divulgados previamente.

Como participar

Interessados em participar do segundo módulo do Programa de Formação Muban 70 anos, que terá carga horária de 12h, podem fazer inscrição gratuita online. Serão oferecidas 15 vagas e haverá distribuição de certificados aos participantes. Mais informações pelo telefone (62) 3371-1087 ou pelo e-mail atendimento.muban@gmail.com.

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days