Museu das Bandeiras sedia pesquisa sobre memória sonora local

melhorzin01-minMemórias e sonoridades são os pilares do projeto “Villa Boa de Goyaz – Reverberações da Memória e Imaginário”, iniciado este mês por um coletivo de jovens artistas locais em parceria com o Museu das Bandeiras (MUBAN), em Goiás (GO), que vai resultar em instalação sonora a ser aberta no museu em novembro.

A partir de pesquisa documental e entrevistas com pessoas da comunidade, estão sendo coletados memórias, imaginários e identidades que compõem a rica história da cidade goiana, com ênfase em suas sonoridades peculiares. Também estão sendo realizadas entrevistas com membros da equipe dos museus Ibram em Goiás – que são, além do Museu das Bandeiras, o Museu Casa da Princesa e o Museu de Arte Sacra da Boa Morte.

A ideia é, a partir da pesquisa, produzir um resgate das “paisagens sonoras de Goiás”, abordando sons e ruídos como parte da história cultural de um povo. Dentro do Museu das Bandeiras, está programada a instalação de espaço imersivo que privilegiará a fruição dos sons. A instalação sonora fará diálogo com peças e ambientes do museu, relacionando-se com a história da antiga Casa de Câmara e Cadeia e com as histórias contadas por seu acervo.

A pesquisa segue durante os meses de agosto e setembro. “Após esse período, haverá a captação e confecção de sons, tendo em vista que alguns sons de épocas remotas da cidade de Goiás são possíveis de ser encontrados nos dias de hoje, como os sinos da Igreja ou os sons emitidos pelo Rio Vermelho, que serão captados a partir das suas fontes originais”, explica Ruth Vaz, técnica em assuntos educacionais do MUBAN.

Outros sons que fizerem parte do inventário sonoro, mas que não são mais encontrados na Goiás de hoje, serão simulados pela técnica audiovisual foley. O projeto é idealizado e executado pelo artista Sankirtana Dharma, sob a orientação de Guile Martins, e foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás. A exposição será aberta no dia 14 de novembro e fica em cartaz até as comemorações pelo aniversário do Museu das Bandeiras, no início de dezembro.