Museu das Bandeiras abre programa de voluntariado em Goiás (GO)

O Museu das Bandeiras/Ibram, situado em Goiás (GO) e que integra a rede do Instituto Brasileiro de Museus, deu início a um projeto que se propõe integrar a comunidade ao museu por meio do trabalho voluntário, além de conhecer melhor o público visitante da instituição.

Realizado nos moldes previstos pelo Programa de Serviço Voluntário do Ibram, criado em 2012, o projeto oferece a oportunidade de trabalhar na monitoria de visitação do museu.

Após a reforma, Museu das Bandeiras ganhará nova expografia

O trabalho voluntário é incentivado nos museus da rede Ibram desde 2012

Formados em oficina, os voluntários também aplicarão questionário aos visitantes. A ideia é gerar subsídios para o desenvolvimento de ações educativas direcionadas a públicos específicos, além de propor ações em outros espaços a partir da visita ao museu.

“O setor educativo do museu entende que receberá considerações de pessoas de dentro da comunidade, com novo olhar e propostas de renovação”, explica a diretora do Museu das Bandeiras, Stélia Castro.

“Por outro lado, deseja despertar o interesse pelo patrimônio local e fomentar o turismo e a preservação do patrimônio cultural como profissão”, reforça.

Interessados em participar podem deixar o currículo no Museu das Bandeiras (Rua Luiz do Couto, S/N) Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (62) 3371 1087.

Texto: Ascom/Ibram