Museu da República promove seminário de 130 anos da Proclamação da República

130 anos de programacao da republicaNa próxima segunda (11) até quinta-feira (14), em comemoração ao 59º aniversário, o Museu da República/Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) oferece programação diversificada composta por inaugurações de exposições, saraus musicais, espetáculos teatrais e circenses, apresentação do coral do Museu da República, lançamentos de livros, a cerimônia de formatura da Rede Nami e, de modo especial, a realização do Seminário “130 Anos da Proclamação da República: desafios e perspectivas”.

O seminário dos “130 Anos da Proclamação da República” é resultado de um trabalho colaborativo e interinstitucional. Dessa atividade, participaram a Casa Histórica de Deodoro, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e o Clube Militar, com o impulso inicial, mobilizador e curatorial da Igreja Positivista do Brasil e do Museu Casa de Benjamin Constant/Instituto Brasileiro de Museus.

Compõem o seminário temas como “A República e seus símbolos”, “Circuitos Históricos da República”, “130 Anos: Encontros e desencontros com a democracia”, “Seresta do museu, patrimônio da República”, “Panorama da Educação na República”, “O Império visto da República”, “Zombando do Império: republicanismo, abolicionismo e humor político nas páginas da Revista Illustrada (década de 1880)” e “130 Anos da criação da República e dos símbolos nacionais”, apresentados por pesquisadores e professores de museus e universidades.

O Museu da República está aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.