Museu da Inconfidência inaugura mostra em homenagem a Santos Dumont

Preparação para o primeiro voo do 14-Bis. Autoria desconhecida, 1906. Acervo do Museu Paulista da USP.

Em comemoração aos 110 anos do primeiro voo do 14-BIS, o Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), em Ouro Preto (MG), inaugura a mostra Santos Dumont: das raízes mineiras à ascensão do Gênio dos Ares  na próxima sexta-feira (11) na Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I.

O objetivo da mostra, que tem curadoria de Margareth Monteiro e Janine Ojeda, é relembrar o dia 23 de outubro de 1906, quando se criou o título de “Pai de Aviação” após a conquista do Prêmio do Aeroclube da França pela realização do primeiro voo homologado a uma distância de 60 metros.

Estarão expostos objetos, imagens e documentos que narram a trajetória do aviador mineiro, relacionando suas raízes em cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, até alcançar os ares da capital francesa, no Campo de La Bagatelle, ponto de partida para a realização de sua grande meta.

A visitação é gratuita e ocorrerá de terça a domingo, das 10 às 18h, até o dia 29 de janeiro de 2017. Saiba mais.

Texto e foto: Divulgação Museu da Inconfidência