Museu da Abolição divulga ao público seu novo plano museológico

????????????O Museu da Abolição (MAB), em Recife (PE), tornou público para consulta online, na última quinta-feira (22), seu plano museológico atualizado para o quadriênio 2017-2020. O documento pode ser acessado aqui.

Vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o MAB atende assim à Lei 11.904/2009, que estabelece como dever de todos os museus brasileiros a elaboração e atualização do seu plano museológico.

O plano museológico é considerado o principal instrumento para a gestão de museus. O documento apresenta diagnóstico do museu e definição de seus objetivos estratégicos, que devem estar expressos nos diversos programas que abarcam as funções de uma instituição museológica e em seus projetos.

Subsídios – Com o objetivo de orientar os museus brasileiros na elaboração dessas ferramentas, o Ibram lançou em 2016 a publicação “Subsídios para a elaboração de planos museológicos”. A publicação, que traz histórico dos museus no Brasil e reúne também a legislação brasileira para o setor, explica em detalhes as etapas necessárias à elaboração de um plano museológico e pode ser encontrada também em versão online, em nossa seção de publicações.

2 comentários para “Museu da Abolição divulga ao público seu novo plano museológico

1. Boa noite!
    Lendo aqui no site fiquei sabendo da publicação “Subsídios para a elaboração de planos museológicos”, porém não consegui localizá-la na seção Publicações. Gostaria de verificar como proceder para conseguir a obra.
    Att.