Movimento Clube da Esquina ganha exposição no Museu da Inconfidência

A exposição Os sonhos não envelhecem: Clube da Esquina será aberta hoje (9), às 20h, na Sala Manoel da Costa Athaíde, Anexo I do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), em Ouro Preto (MG).

Capa do álbum Clube da Esquina (1972)

Vídeos e fotos históricas, manuscritos, partituras, o prêmio Grammy Latino, entre outros objetos, resgatam os 40 anos de trajetória do grupo formado em Belo Horizonte (MG), e que foi um marco na música popular brasileira – consagrando artistas como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes e Toninho Horta.

A curadoria é de Cláudia Brandão e Márcio Borges, do Museu Clube da Esquina, e de Margareth Monteiro e Janine Ojeda, do Museu da Inconfidência. A entrada para a exposição é gratuita, com visitação de terça a domingo, das 12 às 18h, até 30 de junho.

Durante o evento hoje, será lançado o livro Clube da Esquina 40 Anos, do letrista Márcio Borges, que conta a história do disco Clube da Esquina. O público também será contemplado com um Pocket Show Clube da Esquina, com participação de Márcio e Telo Borges.

The Beatles e sucessos
O Clube da Esquina consistia em um grupo de amigos da capital mineira que, em 1971, passou seis meses em uma casa alugada na praia de Piratininga (RJ), compondo e compartilhando seu amor pelos The Beatles. No estúdio, a música adquiriu texturas com orquestrações de Eumir Deodato e Wagner Tiso.

O primeiro disco, lançado em 1972, produziu uma série de sucessos, entre eles Cravo e Canela e Nada Será como Antes. A influência dos Beatles é particularmente forte nas canções estilo “rock mineiro”, compostas por Lô Borges, como O Trem Azul e Nuvem Cigana. Saiba mais.

Texto e imagem: Divulgação Museu da Inconfidência

Um comentário para “Movimento Clube da Esquina ganha exposição no Museu da Inconfidência

1. Excelentes, fantásticos, espetaculares! Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, dentre outros de minas são artistas consagradíssimos onde quer que se apresentem estarei lá…cantando, admirando, saboreando a melhor música do mundo. Fernando Ribeiro