MNBA tem programação especial para o Carnaval

Nesta terça (26), o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram) oferecerá às 15h a Oficina Tanto riso, oh quanta alegria! Criando fantasias de carnaval. A oficina propõe uma conversa sobre à tela Baile à Fantasia, de Rodolpho Chambelland (1913), sobre o artista e os bailes de carnaval. Os participantes criarão ainda um personagem de pano e confeccionarão uma fantasia para ele. A atividade oferece vagas para o máximo de 20 participantes, mediante apresentação de senhas que serão distribuídas meia hora antes, no hall do segundo andar do museu.

À noite o museu vai sediar a palestra Pequena Mitologia dos Bailes Franceses, com o diretor Cultural da Biblioteca Nacional da França, Thierry Grillet, no salão nobre do Museu. Antes, o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Felipe Ferreira, fará uma introdução sobre a nossa cultura de bailes de carnaval.carnval no MNBA

Thierry Grillet, diretor cultural da Biblioteca Nacional da França, que trabalhou na revista Nouvel Observateur, nos jornais franceses Libération e Le Monde, entre outros, tendo sido diretor editorial do Centre Pompidou e professor no Institut d’études politiques de Paris. Grillet vai abordar o contexto histórico do Baile na França. Desde Idade Média até hoje, incluindo os bailes carnavalescos de máscaras e fantasiados, bailes e política com os bailes republicanos, bailes burgueses e populares em Paris e no campo, entre outros temas.

A palestra terá introdução do Professor Associado do Instituto de Artes da UERJ e pesquisador Felipe Ferreira, que apresentará o ponto de vista brasileiro sobre cultura de bailes de carnaval no Brasil. O evento terá tradução simultânea em francês-português e é organizado em parceria com a Livros e Ideais França-Brasil. Além da palestra, o MNBA também celebrará o restauro da pintura Baile à Fantasia, numa iniciativa do programa Adotarte, com o patrocínio de Marcos Chaves e Kevin Ridgely e realizará a entrega do 1º Prêmio Fernando Pamplona, organizado pelo Baile do Sarongue em parceria com a Escola de Belas Artes/UFRJ, ao artista Cleiton França, autor da obra Alegorias Flutuantes do Sarongue.

O evento será realizado a partir das 18h, no Salão Nobre do Museu Nacional de Belas Artes. A entrada será gratuita, e estará sujeita à lotação da sala. O MNBA fica na Avenida Rio Branco, 199, no Centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Funcionamento durante o Carnaval 2019

Em virtude da passagem de vários blocos de carnaval em seu entorno e por motivos de segurança, o Museu Nacional de Belas Artes funcionará no dia 1º de março, das 10h às 14h. Nos dias 2, 3, 4, 5, 6 e 9 de março permanecerá fechado e nos dias 7, 8 e 10 de março estará aberto à visitação. Mais informações.

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days