MHN tem visitas mediadas em todos os domingos de janeiro

Proposta é levar visitantes a conhecer as exposições do museu a partir de temas pensados para diversos públicos.

Proposta é levar visitantes a conhecer as exposições do Museu Histórico Nacional a partir de temas pensados para diversos públicos.

No primeiro mês do ano, o Núcleo de Educação do Museu Histórico nacional (MHN) segue com o projeto Bonde da História, cuja proposta é levar visitantes a conhecer as exposições do museu a partir de temas pensados para diversos públicos.

No último domingo (6) aconteceu a primeira visita mediada do ano e os educadores levaram os visitantes, jovens e adultos, para conhecer a exposição temporária “ O retrato do rei dom João VI”. A proposta foi apresentar a iconografia relacionada ao rei dom João VI, através de pinturas e gravuras de acervos brasileiros e portugueses. O Bondinho da História também levou crianças (4 a 8 anos) a conhecer histórias sobre a vida de dom João VI e seus eventos mais importantes. Ao final, as crianças foram convidadas a confeccionar insígnias e leques reproduzindo peças da exposição.

No próximo domingo (13), às 14h, o Bonde da História apresenta um tema que tem feito sucesso entre o público. “Museu, memórias e mulheres” aborda o papel e a representatividade das mulheres na história do Brasil. A atividade é aberta a todos os públicos. Às 15h, uma atividade voltada para crianças de 3 a 7 anos e seus familiares transformará as crianças em detetives que devem desvendar segredos nas exposições de longa duração do MHN.

O Rio nas exposições do MHN

No dia 20, às 14h, o Bonde da História será dedicado ao Rio de Janeiro. No aniversário da cidade, a visita mediada “O Rio na exposição do MHN” passa pelo Pátio de Santiago e por várias salas das exposições de longa duração, buscando conexões entre a história da cidade do Rio de Janeiro e a história do próprio MHN – que completará 100 anos em 2022.

Grande testemunho do Rio colonial, as pinturas ovais de Leandro Joaquim (1738-1798) chamam a atenção dos visitantes. Com o intuito de envolver as crianças com o trabalho do artista e a memória da cidade, o Bondinho da História do dia 20, às 15h, chega com o tema “O Rio de Leandro Joaquim”.

Após conhecer as pinturas do artista, os participantes são convidados para uma oficina de pintura, onde poderão deixar a imaginação fluir para retratar o Rio atual. A atividade é voltada para crianças entre 4 e 10 anos – acompanhadas de pais ou responsável.

O último Bonde da História do mês, no dia 27, terá como tema “A presença negra no acervo do MHN”, a partir das 14h. A visita mediada abordará as exposições de longa duração trazendo à tona a produção artística e a presença histórica de matrizes africanas no Brasil. O objetivo é discutir, através do acervo, a presença negra na formação da sociedade brasileira.

O Bondinho da História no mesmo dia, às 15h, ganha uma versão especial com o tema “Museu de brincadeiras“. Em uma viagem a gerações passadas, os participantes, crianças e jovens de 7 a 14 anos, acompanhadas de pais ou responsáveis, participam de brincadeiras que fizeram parte da infância de outros tempos. Além disso, será abordada a questão “O que é ser criança?”, trazendo à tona questões relacionadas com os direitos da criança e do adolescente. A atividade será acessível para pessoas com deficiência visual.

Como participar

Aos domingos, dia de entrada gratuita no MHN, o Bonde da História sempre começa às 14h e o Bondinho às 15h. Não há necessidade de agendamento ou inscrição: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários indicados.

Aos sábados, o Bonde da História acontece às 14h e percorre todo o circuito de exposições de longa duração do museu. Confira informações sobre ingresso e gratuidades. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days