Memória do Mundo: acervo do Museu Imperial integra exposição no Rio

O acervo do Museu Imperial/Ibram, relativo às viagens do imperador d. Pedro II, integra a exposição Arquivos do Brasil: Memória do Mundo, que será inaugurada no dia 26 de fevereiro, às 18h, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro (RJ).

A mostra apresenta documentos agraciados pelo Programa Memória do Mundo da Unesco, comemorando 20 anos do programa e cinco anos de instalação do Comitê Nacional do Brasil.

A exposição, de natureza educativa e caráter itinerante, estará na sede do Arquivo Nacional até 31 de maio de 2013. São cerca de 400 imagens que integram acervos nominados pelo programa em níveis nacional (Brasil), regional (América Latina e Caribe) e internacional.

Os objetivos da exposição são tornar conhecido o Programa Memória do Mundo da Unesco, difundir os acervos brasileiros nominados, promover a consciência sobre a importância da preservação do patrimônio documental da humanidade e incentivar a candidatura de novos acervos em diferentes regiões geográficas brasileiras.

Entre os anos de 2007 e 2011, foram nominados 55 acervos brasileiros de grande diversidade cronológica e de tipologias documentais, custodiados por diferentes instituições. Em 2010, a nominação foi concedida ao “Conjunto documental relativo às viagens do imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo”, preservado no Arquivo Histórico do Museu Imperial. Saiba mais.

Texto: Divulgação Museu Imperial

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days