MART realiza Oficina Livre de Choro a partir desta quinta (9)

Começa nesta quinta-feira, 9 de junho, a Oficina Livre de Choro no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio/Ibram. Em parceria com o Maestro Angelo Budega, que irá ministrar as aulas, a oficina é voltada para jovens e adultos e acontece todas as quintas-feiras, das 16h às 18h.

O choro é um gênero musical nascido no Rio de Janeiro, que ganhou as ruas e hoje é símbolo da cultura brasileira. Sua história começa lá pelo ano 1870 com o flautista Joaquim Callado Jr. e um grupo de músicos conhecidos como Choro do Callado. Instrumentos como violão, flauta, cavaquinho dão à música um tom sentimental, até melancólico e “choroso”, com um estilo peculiar de interpretar diversos outros gêneros musicais.

No século XIX, muitos gêneros europeus como a polca, a valsa, o schottisches, a quadrilha, entre outros, eram tocados pelos chorões de maneira original. Desse estilo de tocar consolidou-se o “gênero” do choro. Foi a partir de 1880 que o choro popularizou-se nos salões de dança e no subúrbio carioca. Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga foram os primeiros compositores que deram características próprias firmando-o como gênero musical.

O primeiro encontro é gratuito e a taxa mensal para aqueles que se interessarem em fazer a oficina é de R$80,00 por quatro encontros. Mais informações pelo telefone (22) 2646-7340.