Mapeamento: Ibram vai cadastrar pesquisadores em museus e memória

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) deu início a um trabalho de mapeamento de pesquisadores vinculados à instituição interessados em liderar grupos de pesquisa sobre a área de museus e memória. O objetivo é formar um Diretório dos Grupos de Pesquisa do Ibram, que serão cadastrados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O cadastramento permitirá um maior intercâmbio e troca de informações entre grupos que atuam dentro do próprio Ibram e outros grupos, instituições e pesquisadores com os quais compartilhem afinidades. Vai possibilitar também o acompanhamento das pesquisas em andamento no instituto e contribuir para a preservação da memória sobre a produção de conhecimento na área museal.

Como funcionará
O Ibram já está inscrito no CNPq como instituição de pesquisa e encontra-se formalmente autorizado a iniciar o processo de cadastramento de líderes e grupos.

A partir desses cadastramentos, as informações geradas pelo desenvolvimento das pesquisas dos futuros grupos passarão a constar da base de dados do CNPq – que reúne, além dos grupos, informações sobre pesquisadores, linhas de pesquisa, especialidades de conhecimento, setores de atividade envolvidos e a produção dos participantes, entre outras.

Cada grupo de pesquisa será formado por um líder (que deve ser um pesquisador com doutorado e cadastrado na plataforma Lattes) e por pesquisadores (graduados ou pós-graduados), podendo incluir ainda estudantes e técnicos. O CNPq não fixa limite para o número de grupos por instituição de pesquisa.

Até o momento, o Ibram cadastrou 12 líderes que atuam dentro do instituto. Será iniciado em breve o cadastramento de líderes não vinculados instituição, mas com um histórico de participação em projetos e ações promovidos pelo Ibram. Para outras informações, faça contato pelo endereço eletrônico alvaro.marins@museus.gov.br.

Texto: Ascom/Ibram
Última atualização: 10.3.2014

10 comentários para “Mapeamento: Ibram vai cadastrar pesquisadores em museus e memória

1. Boa tarde!
    Sou Historiadora, Pós graduada e trabalho em Instituição museológica ( Museu Erico Veríssimo). Gostaria de saber se haverá oportunidade de cadastro para Profissionais como eu, vinculadas a este tipo de Pesquisa documental.

2. Prezados. Considero importante participar do cadastro de pesquisadores do IBRAM, por isso estou lhes enviando esta mensagem. Cursei Graduação em Ciências Sociais, Mestrado em Sociologia e Doutorado em História Cultural. Venho trabalhando especialmente em questões de história, memória, imagem, Distrito Federal (isso é detalhado no Curriculum Lattes – http://lattes.cnpq.br/0441135674982000). Além de pesquisadora, lecionei nos cursos de Comunicação Social e de Arquitetura e Urbanismo. Aguardo retorno! Saudações!

• Agradecemos o contato! Solicitamos aguardar informações, que ainda serão disponibilizadas, sobre como proceder para o cadastramento.

3. Estou concluindo o curso de turismo da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) gostaria de saber se posso participar do cadastro de pesquisadores do IBRAM, participei fui voluntário no Projeto pesquisa Pibip voltado para o patrimônio, quero saber se terá oportunidade para pessoas que não tenha vínculo com o IBRAM.

4. Bom dia,
    Sou historiadora de arte, atualmente doutoranda pela Unicamp, recentemente terminei a catalogação do acervo da Catedral Metropolitana de Campinas, todo seu acervo de 1850 a 1923. Como poderia contribuir com este programa?

5. Gostaria de saber como faço para cadastrar nosso Museu, o mesmo foi inaugurado em Outubro/91 na cidade de Esteio-RS e pertence ao Jornal da cidade. Já somos cadastrados no SEM/RS sob nº1.106.
    Como obter esta informação

Agradeço – Miguel Luz – Diretor e fundador