Mais de 1,3 mil instituições participarão da 13ª Semana de Museus

A 13ª Semana de Museus, que acontece de 18 a 24 de maio com o tema “Museus para uma sociedade sustentável” contará com a participação de 1.378 instituições. Seguindo uma tendência que se repete a cada edição, a temporada de eventos terá participação recorde de museus e outros centros culturais.

Ao todo, foram cadastrados 4.570 eventos. A edição deste ano contará com 609 cidades participantes, distribuídas pelas 27 unidades da federação. A região Sudeste, com 579 instituições inscritas, concentra o maior número de museus e centros culturais envolvidos, seguida pelas regiões Nordeste (322), Sul (307), Centro-Oeste (105) e Norte (65).

O tema da 13ª edição da Semana de Museus segue o mote do Dia Internacional dos Museus, definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). O tema deste ano lembra que, como educadores e mediadores culturais, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas.

Criado em 1977 pelo Icom, o Dia Internacional de Museus tem como objetivo sensibilizar sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data. A edição 2014 da Semana de Museus, que teve como tema Museus: coleções criam conexões, contou com a participação de 1.337 instituições que inscreveram 4.268 eventos. Confira pesquisas sobre outras edições da ação.

Texto: Valentina Naves (Ascom/Ibram)

8 comentários para “Mais de 1,3 mil instituições participarão da 13ª Semana de Museus

1. Olá!
    Eu sou agente cultural público e trabalho no subsolo de uma igreja. Catedral de Nossa Senhora da Oliveira (Vacaria-RS). Neste local temos um convênio entre PREFEITURA + DIOCESE denominado CRIPTA MULTICULTURAL. Entre diversas atividades, temos um modesto MUSEU FOTOGRÁFICO. Gostaria de saber como é possível participar ou cadastrar este espaço na Semana Nacional de Museus, ou pelo menos fazer parte da Rede Brasileira de Museus, ou pelo menos ter divulgação integrada.
    Obrigado pela atenção.

• Bom dia, José! As inscrições para a Semana de Museus 2015 já estão encerradas. Mas lembramos que no segundo semestre o Ibram realiza a Primavera dos Museus. Acompanhe aqui em nossa página as notícias sobre eventos nacionais, editais e outras formas de se integrar à rede de museus brasileiros!

2. Prezados Srs.
    gostaria de saber até quando podemos fazer ajustes na programação enviada para a Semana dos Museus?

Grata,
    Conceição Wanderley

3. Boa tarde! Sou coordenador do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu/Museu da Cidade. Como faço para confirmar se estou mesmo inscrito? Não recebi nenhum email de confirmação.

4. Olá, boa tarde.

Gostaria de ter acesso ao guia com toda a programação da Semana de Museus no Estado de Minas Gerais. O Guia já está disponível? Como posso ter acesso a ele?

• Cara Angelina, o guia online da Semana de Museus 2015 ainda não está disponível: iremos divulgar amplamente tão logo esteja finalizado! Obrigado!