Livro gratuito do Ibram orienta elaboração de planos museológicos

0001Considerado o principal instrumento para a gestão de museus, o plano museológico tornou-se obrigatório pela Lei 11.904/2009, que estabelece como dever de todos os museus brasileiros sua elaboração e atualização.

Com o objetivo de orientar os museus brasileiros na elaboração deste instrumento, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou em 2016 a publicação “Subsídios para a elaboração de planos museológicos” – que agora pode ser encontrada também em versão online, para download gratuito.

O livro explica em detalhes as etapas necessárias à elaboração de um plano museológico, que deve trazer diagnóstico do museu e definição de seus objetivos estratégicos, expressos nos diversos programas que abarcam as funções de uma instituição museológica, assim como em seus projetos.

Resultado de um trabalho multidisciplinar que envolveu todos os departamentos do Ibram e também profissionais atuantes em museus vinculados à rede, a publicação traz ainda histórico dos museus no Brasil e reúne a legislação brasileira para o setor. Baixe aqui.

6 comentários para “Livro gratuito do Ibram orienta elaboração de planos museológicos

1. Bom dia,
    Li e para os meus propósitos todo o conteúdo está especialmente didático.
    Terei que fazê-lo de livro de birô. Estamos elaborando nosso plano e agora precisamos rever alguns pontos e acrescentar outros.
    Creio ser imprescindível a leitura desse documento.

Cordialmente,
    Nely Barbosa

2. Bom dia!
    Acabei de conhecer o livro \”Subsídios para a elaboração de planos museológico\” e gostaria, se possível ser, receber em casa um exemplar. Sou mestranda em Patrimônio Cultural da UFSM e professora de História do Colégio Estadual Manoel Ribas/Santa Maria/RS e trabalho com o Memorial do Colégio e estamos tentando reorganizá-lo, porém temos muitas e diferentes dificuldades. Ficarei muito contente em receber esse livro e outros se puderem me enviar sobre o tema dos Museus e também Educação em Museus. Sabemos que há novidades em relação a Educação em Museus. Atenciosamente e no aguardo. Maria Helena Romero