Legado cultural: prorrogado edital de seleção de projetos de OSCIPs em PE

As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) que têm interesse em participar do edital de seleção de projetos têm até segunda-feira, 19 de novembro, para apresentar a proposta no Portal de Convênios SICONV.

O programa Legado Cultural para o Setor Museal é uma proposta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) de estratégia específica de investimentos voltada para o setor museal, com foco nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro (RJ).

O edital de Seleção de Projetos de OSCIPS é resultado do processo de negociação do Ibram/MinC com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pretende selecionar entidade de direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), para realizar prestação de serviços para adequação da infraestrutura tecnológica e de atendimento turístico dos museus da região metropolitana do Recife.

O objetivo do programa Legado Cultural para o Setor Museal é formalizar e implementar uma agenda de investimentos públicos e privados no setor, com vistas a desenvolver a modernização, a qualificação, a promoção e a atratividade dos museus para os megaeventos esportivos.

A expectativa é de que o esforço empreendido deixe como legado uma infraestrutura de equipamentos e serviços no setor museal que interajam com o patrimônio cultural das cidades-sede, ressaltando aspectos identitários específicos, de modo a alcançar o status de agentes mobilizadores da dinâmica econômica local e nacional.

Texto: Ascom/Ibram