Instituto Chico Mendes doa quatro obras de Candido Portinari para MNBA

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram) recebeu a doação de quatro obras de Cândido Portinari (1903-1962) que pertenciam ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA).

Pintura de Nossa Senhora do Carmo, de Candido Portinari, é uma das obras doadas

As obras Nossa Senhora do Carmo, São João da Cruz, São Simão Stock e Purgatório foram realizadas em 1944 para adornar o interior da Capela Mayrink, localizada no Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, por encomenda de Raymundo Ottoni de Castro Maya para atender a projeto de reforma realizado na Floresta da Tijuca – propriedade do ICMBio.

Agora cabe ao Ibram, como donatário, confeccionar reproduções fotográficas das obras de arte, em tamanho natural, para que fiquem expostas na Capela Mayrink, no lugar das obras de arte originais. Caberá ao ICMBio a instalação das reproduções no espaço expositivo da Capela.

Ainda não há data para a exposição dos quadros. As quatro peças se somam a outras mais de 7.600 incorporadas pelo MNBA nos últimos 10 anos.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação MNBA

Um comentário para “Instituto Chico Mendes doa quatro obras de Candido Portinari para MNBA

1. Participei da Missa na Capela Mayrink em 06/09/2015 e eu e meu grupo fomos agradecer pelas bênçãos recebida . Desde 04/01, estamos na Floresta da Tijuca sempre no primeiro domingo de cada mês(Grupo da Fadas Brilhantes Diamantes) e a Capela é um lugar de nossa meditação e agradecimento. As obras são lindas em especial o quadro de Nossa Senhora do Carmo que me fascinou . Senti seu olhar de misericórdia pela humanidade.