Inscrições para a Semana de Museus 2017 começam na segunda (28)

Atividade em museu de zoologia de Santa Catarina: público cresce durante Semana de Museus

Atividade em museu de zoologia de Santa Catarina: público cresce durante a Semana de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) inicia, na segunda-feira (28), as inscrições de atividades para a 15ª Semana de Museus – que acontecerá entre os dias 15 e 21 de maio de 2017.

Museus e Histórias Controversas – dizer o indizível em museus é o tema definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para celebrar, no próximo ano, o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Para participar, o museu ou instituição cultural interessada deve programar atividades em torno do tema (exposições, visitas mediadas, shows, palestras etc.) e inscrevê-las, até 3 de março, no formulário eletrônico que estará disponível na página do Ibram.

As atividades ocorrem exclusivamente sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever. Ao Ibram cabe a mobilização do setor, a divulgação nacional da temporada cultural, além  da produção da identidade visual, texto de referência sobre o tema e do Guia da Programação – onde o público pode encontrar informações sobre todos os eventos.

Aumento na participação
Ao completar 15 anos de existência em 2017, a Semana de Museus tem sido um fator de promoção e valorização dos museus brasileiros, assim como de ampliação do acesso da população à cultura.

Cartaz da Semana de Museus 2016

Em média, houve um aumento de 31% no número de museus e instituições envolvidas: na primeira edição (2003) foram 57, enquanto na última edição (2016) chegou-se a 1.236 participantes.

Em relação ao número de municípios brasileiros envolvidos, houve, em média, um crescimento de 27% quanto à adesão de instituições locais.

Edição 2016
O Ibram lançou este mês os resultados da pesquisa sobre a Semana de Museus 2016 – realizada anualmente desde 2011.

Em relação ao público, houve um aumento de 79% no número de visitantes no período do evento este ano. Quanto ao impacto econômico, houve um crescimento de 21% na geração de emprego e renda no campo museal. Acesse a pesquisa na íntegra.

Dúvidas e outras questões relacionadas a Semana de Museus podem ser enviadas para o endereço eletrônico semana@museus.gov.br ou esclarecidas pelos telefones (61) 3521.4142/4135.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Angelis Manente Forgiarini/ Museu de Zoologia Profa. Morgana Cirimbelli Gaidzinski
Última atualização: 30.11.2016

4 comentários para “Inscrições para a Semana de Museus 2017 começam na segunda (28)

1. Bom Dia,
    gostaria de receber o texto de referência sobre o tema da Semana de Museus de 2017 para que possamos entender melhor a semântica do título e, a partir disso, elaborarmos nossa atividade para atender ao evento.

Obrigada.

Graciela Frucchi

• Cara Graciela, o texto-base sobre a 15ª Semana de Museus será divulgado nos próximos dias: acompanhe pela nossa página e redes sociais as informações mais recentes! Obrigado.

2. Para participação nossa na 15ª Semana Nacional de Museus, com o Tema Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus, o Museu Casa de Maria Bonita, que atua sob minha responsabilidade, participará com o tema: MULHERES CANGACEIRAS: POR UMA QUESTÃO DE GÊNERO. O Palestrante serão Historiador João de Sousa Lima.
    A Palestra acontecerá dia 20, SEXTA FEIRA, de março de 2017, na Casa da Cultura, Paulo Afonso, Bahia.
    Durante os dias 13 a 22 haverá uma exposição fotográfica: MULHERES CANGACEIRAS, que acontecerá no Espaço Cultural Raso da Catarina, Paulo Afonso, Ba.
    No dia 21 de março de 2017 haverá uma visita guiada ao Museu Casa de Maria Bonita, realizada pelo Departamento de Cultura de Paulo Afonso, Ba.

Historiador João de Sousa Lima
    Membro da academia de Letras de Paulo Afonso, cadeira 06
    Membro da SBEC – Sociedade Brasileira de estudos do Cangaço.