Inscrições de atividades na 11ª Primavera dos Museus acabam na segunda (14)

Na segunda (14), encerra-se o período para inscrição de atividades na 11ª Primavera dos Museus – coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Identidade visual da Primavera dos Museus 2017 (clique para ampliar)

A temporada nacional de eventos acontece este ano entre os dias 18 e 24 de setembro e é aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros.

As instituições interessadas devem acessar a página de Eventos Ibram e cadastrar online suas atividades programadas -  como exposições, palestras, seminários, shows, exibição de filmes etc. A programação é de inteira responsabilidade dos museus.

Memória institucional
Desde sua primeira edição, em 2007, a Primavera dos Museus tem abordado temas que têm relações estreitas com tópicos contemporâneos e a memória social brasileira – como meio ambiente, direitos humanos, cultura afro-brasileira e questões ligadas a mulheres.

Neste ano, o tema escolhido foi Museus e suas memórias. “Em 2018 iremos comemorar os 200 anos da criação da primeira instituição museal brasileira – o Museu Nacional/UFRJ no Rio de Janeiro (RJ)”, lembra Marcelo Mattos Araujo, presidente do Ibram.

“Desde então, milhares de museus foram criados no Brasil – o Ibram tem hoje mais de 3,7 mil deles mapeados. Cada um carrega consigo histórias, contextos, objetivos e memórias. A Primavera dos Museus nesta edição quer dar visibilidade a esses processos”, finaliza.

Na edição 2016, o evento contou com a participação de 753 instituições, que realizaram 2. 080 eventos em torno do tema Museus, memórias e economia da cultura. Na série histórica, entre 2007 e 2016, houve um crescimento de 15% no número de participantes. Confira o quadro evolutivo.

Dúvidas e outras questões devem ser enviadas para o endereço eletrônico primavera@museus.gov.br.

Texto: Ascom/Ibram

4 comentários para “Inscrições de atividades na 11ª Primavera dos Museus acabam na segunda (14)

1. Boa Tarde,

Prezados, venho através deste, solicitar uma informação, referente á participação á 11ª Primavera dos Museus. O caso, é que por questões internas, não conseguimos efetuar a inscrição no prazo determinado, e como já participamos , temos enorme interesse ao Evento.Gostaríamos de saber se podemos inscrever nosso museu. A temática abordada seria o tema, “Vivências Prisionais e as Novas Primaveras do Egresso”, onde, dois ex-detentos irá relatar sobre como é a vida carcéraria e suas vitórias e conquistas depois do cumprimento da pena, onde, os palestrantes são exemplos para toda á sociedade. Por estas razões, a extrema importância que o Museu Penitenciário Paulista, precisa participar deste Evento.

Desde já agradecemos á compreensão e aguardamos o retorno.

Atenciosamente,

Vanessa Nunes
    Estagiária

2. REALIZEI A INSCRIÇÃO PARA PRIMAVERA DOS MUSEUS, ENTRETANTO NÃO PEGUEI O COMPROVANTE. ONDE ACESSO PARA CONSIGUIR. MUSEU MUNICIPAL DE VIAMÃO.