Inaugurada exposição “Mulheres na Coleção do Museu Histórico Nacional”

O Museu Histórico Nacional/Ibram/MinC inaugurou, nesta quinta-feira, 1º de setembro,  a exposição MULHERES na coleção do Museu Histórico Nacional. A mostra é parte das comemorações da 5º Primavera de Museus, cujo tema este ano é “Mulheres, Museus e Memória”, e fica em cartaz até 30 de outubro.

A exposição reúne 200 itens, entre os quais a escultura de Minerva, deusa romana da sabedoria, das artes e da estratégia de guerra, mas também da misericórdia e da pátria; iconografia e peças que pertenceram a princesas, imperatrizes e nobres;  rocas e máquinas de costura, utilizadas por gerações de mulheres no sustento da família; fotografias de mulheres indígenas, indumentária e acessórios e medalhas com representações femininas.

Em exposição ainda estão as caricaturas (como a da foto) da artista plástica Nair de Teffé, esposa do Presidente Hermes da Fonseca, que, sob o pseudônimo de RIAN, retratou políticos e personalidades de sua época, e o quadro de Anita Garibaldi, considerada no Brasil e na Itália um exemplo de dedicação e coragem, pela sua participação na Revolução Farroupilha no sul do Brasil e, posteriormente,  na luta pela unificação da Itália.

Em destaque também está uma instalação com leques, que apresenta a iconografia sobre o seu uso e um vaso ritual japonês, em bronze, com figura feminina portando um leque. Há, ainda, um núcleo dedicado ao matrimônio, com vestidos de noiva e acessórios e que demonstram a evolução da indumentária do início do século XX  até 2011.

Como parte da programação do MHN para a 5ª Primavera de Museus será realizada, dia 21 de setembro, às 10h, a mesa redonda A Construção da Cidadania Feminina no Brasil,  com a participação da jornalista Ana Arruda Callado; da delegada Célia Rosa Silva, da Delegacia Legal da Mulher; e da escritora Mary Del Priori. A entrada para o evento é gratuita e, em seguida, será feita visita mediada à exposição.

Serviço:

Museu Histórico Nacional
Local:
Praça Marechal Âncora, s/nº (próximo à Praça XV), Rio de Janeiro (RJ)
Horário: Aberto ao público de  terça a quinta-feira, das 10h às 17h30; sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h. Fechado às segundas feiras, mesmo que feriado.
Informações: www.museuhistoriconacional.com.br e (21) 2550-9220�
Ingresso para as exposições: R$ 6,00, de terça a sábado. Aos domingos, a entrada é franca.

Foto: Caricatura do casamento da Princesa Margareth, feita por Nair de Teffé sob pseudônimo de RIAN. Do acervo do Museu Histórico Nacional/Ibram/MinC.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Museu Histórico Nacional

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days