Icom Brasil confirma tema do Dia Internacional de Museus 2017

“Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” é a tradução oficial para português do tema definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional de Museus 2017 (Museums and contested histories: saying the unspeakable in museums, em inglês).

Cartaz da Semana de Museus 2016

Data celebrada anualmente no dia 18 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) adota o mote lançado pelo Icom para realizar a Semana Nacional de Museus – temporada de eventos que, durante sete dias, reúne museus brasileiros com uma vasta programação de atividades.

Em 2016, entre os dias 16 e 22 de maio, 1.236 museus cadastraram 3,7 mil atividades para a 14ª Semana de Museus.

Entre os objetivos do evento estão a valorização dos espaços de memória e cultura no país, a ampliação da relação dos museus com a sociedade, assim como o aumento do público visitante. O impacto socioeconômico da Semana de Museus é medido pelo Ibram a cada nova edição: confira os resultados das pesquisas já realizadas.

Até o final do ano, o Ibram definirá o período de realização da 15ª Semana de Museus, assim como dará início ao processo de inscrições de atividades por parte das instituições interessadas em participar.

Texto: Ascom/Ibram

2 comentários para “Icom Brasil confirma tema do Dia Internacional de Museus 2017

1. Gostaria de ter maiores esclarecimentos acerca do TEMA em si da 15a Semana (“Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”).
    Existe algum documento, orientação, pressupostos teóricos específicos para subsidiar a ação sob o tema?

Grato pela atenção,
    Wanderley Cavalcante

• Caro Wanderley, agradecemos o contato! Nos próximos dias será lançado um texto sobre o tema da Semana de Museus 2017 para orientação dos interessados em participar: acompanhe pela nossa página web que iremos divulgar amplamente!