Ibram participa de ranking internacional de museus

O Instituto Brasileiro de Museus foi convidado pela revista britânica The Art Newspaper a participar da produção de um ranking desenvolvido anualmente pela publicação sobre os museus e exposições mais visitados do mundo.

A atual edição é referente ao ano de 2010. Voltada para os profissionais do campo, a revista The Art Newspaper é considerada uma das principais fontes internacionais de informação sobre arte e possui correspondentes em mais de vinte países.

É a primeira vez que o Brasil participa da pesquisa, que em sua última edição apontou a exposição Ashura and Masterpieces from Kohfukuji, do Museu Nacional de Tóquio, como aquela que recebeu maior visitação em 2009. No mesmo ano, o Louvre foi o museu mais visitado do planeta, com 8,5 milhões de visitantes.

O levantamento brasileiro ficou a cargo da Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal (CGSIM/Ibram), que colheu informações de vinte dos mais visitados museus e centros culturais do Brasil. A pesquisa revelou que o Museu de Arte de São Paulo (MASP), com 661.038 visitantes, e a 29ª Bienal de São Paulo, com 535.000, foram a instituição e a exposição mais visitadas em 2010.

O resultado final do levantamento deve ser publicado pela revista ainda no primeiro semestre deste ano.