Ibram oferece curso gratuito sobre conservação de acervos

16463573_594487044082124_892797121918002104_oO Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) vai oferecer, no dia 1º de dezembro, mais um minicurso gratuito voltado ao público geral através do programa de formação, capacitação e qualificação Saber Museu. Desta vez, o tema abordado será “Conservação preventiva e gerenciamento de riscos para acervos culturais”.

Ministrado pelo museólogo Leonardo Neves, integrante da Coordenação de Preservação e Segurança do Ibram, o minicurso vai acontecer no auditório do órgão, em Brasília (DF), das 9h às 18h (carga horária de 7h).

Serão abordados conceitos básicos em conservação preventiva de acervos culturais e seus antecedentes históricos; a prevenção e combate a agentes de deterioração do patrimônio cultural; e introdução ao gerenciamento de riscos, incluindo sua identificação, avaliação e controle.

Para participar, não é necessário ter formação específica. Serão ofertadas 50 vagas preenchidas por ordem de inscrição, com prioridade para profissionais que atuam em museus e instituições afins. Será exigida breve exposição de motivos para a participação. As inscrições podem ser feitas até o dia 16/11 através de formulário online.

(Foto: Pâmela Lima/Museu Histórico Nacional)

11 comentários para “Ibram oferece curso gratuito sobre conservação de acervos

1. ESTE MINICURSO É MINISTRADO OU TEM PREVISÃO PARA ACONTECER EM SÃO PAULO?

O PROGRAMA TRATA DE CUIDADOS COM ACERVO IMPRESSO – LIVROS?

OBRIGADA

• Prezada, não há previsão de oferta em São Paulo. Daremos ampla divulgação quando da criação de novas turmas.

2. Boa tarde Ibram, fiz minha inscrição, mas não recebei nenhuma informação se fiquei entre as 50 vagas oferecidas. Como resido em outro estado preciso que haja essa confirmação o quanto antes para providenciar as passagens aéreas. Grata

3. Olá, gostaria de deixar uma sugestão sobre o curso de conservação de acervo , que possa ocorrer em outros Estados do Brasil principalmente onde há agregando na formação de estudantes, guias de turismo .

4. Boa tarde!
    Haveria possibilidade de ofertar o curso sobre conservação de acervos via internet?
    Estou em Curitiba – PR e não estou achando nada parecido.
    Desde já obrigada,
    Cibele

5. Primeiramente venho agradecer pelo minicurso ministrado pelo Ibram, no dia 1 de dezembro, em Brasília. Foi maravilhoso e muito proveitoso. Gostaria de fazer parte dos próximos. Parabéns.

6. Gostaria de saber o porquê do curso ser ministrado em outro estado e não no RJ.

• Sônia, a intenção é que futuramente os cursos sejam ministrados em outras localidades que não Brasília.