Ibram normatiza elaboração de planos museológicos em sua rede

Foto: Museu Histórico Nacional/Divulgação

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) publicou nesta terça-feira (29) a Instrução Normativa Nº 3, de 25 de maio de 2018, que estabelece os procedimentos técnicos e administrativos para a elaboração de Planos Museológicos pelos 30 museus administrados diretamente pelo órgão.

A instrução normativa define parâmetros para que os museus da rede Ibram, que reúne algumas das instituições museológicas mais importantes do Brasil, possam elaborar esta que é considerada a mais básica ferramenta de planejamento estratégico para um museu.

O texto estabelece a estrutura que os planos museológicos dos museus da rede Ibram deverão conter, definindo também que eles devem ser elaborados de forma participativa, avaliados em caráter permanente e revisados com periodicidade mínima de 5 anos, além de publicizados.