Ibram manifesta pesar por falecimento de Edna Luisa de Melo Taveira

O Ibram lamenta profundamente o falecimento, nesta madrugada, dia 17 de outubro de 2017, em Goiânia (GO), da professora aposentada da Universidade Federal de Goiás, Edna Luisa de Melo Taveira. 

A professora era mestre em Ciências Sociais pela USP e museóloga, e teve uma atuação pioneira no ensino e na pesquisa de arqueologia, etnologia indígena, cultura material e museologia no Estado de Goiás. Dirigiu o Museu Antropológico da UFG de 1983 a 1993 e de 1995 a 1997, consolidando a instituição como um museu universitário de referência.

Foi fundadora na região da pesquisa arqueológica e museológica, assim como também realizou as primeiras pesquisas sistemáticas com populações indígenas, em especial, os Karajá do Médio Araguaia, nos anos 1970 e 1980. Publicou, entre outros, Carta Arqueológica – Divisão Regional para o Cadastramento de Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás, 1972; Etnografia da Cesta Karajá, 1982; Les Karaja du Fleve Araguaia, Reviste Les Dossiers D’Archeologie, 1992; Karajá (Summary) Encyclopedia of World Cultures, 1994.

Aos familiares e amigos, nossos sentimentos.

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days