Ibram lança publicação gratuita sobre memória e cultura afro-brasileira

Publicação aborda aspectos históricos, políticos e conceituais do tema, além de trazer propostas de conteúdos e atividades práticas sobre temática afro-brasileira

Publicação aborda aspectos históricos, políticos e conceituais do tema, além de trazer propostas de conteúdos e atividades práticas sobre temática afro-brasileira.

Na semana da Consciência Negra, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou e disponibilizou ao público em formato digital, para download gratuito, a publicação “Museu, memória e cultura afro-brasileira”.

Segundo volume da série “Caminhos da Memória”, que reúne conteúdos didáticos utilizados pelo Saber Museu – programa de formação e capacitação do Ibram – a publicação aborda aspectos históricos, políticos e conceituais, além de trazer propostas de conteúdos e atividades práticas sobre esta temática.

O objetivo é debater questões relacionadas a museu, museologia, memória, cidadania, cultura e patrimônio a partir de questões contemporâneas, focando na função social dos museus e da museologia e sua interface com história e cultura africanas e de sua diáspora nas diversas instituições que tratam o patrimônio afro-brasileiro.

O material traz orientações sobre como produzir oficina destinada a discutir questões que abordem a memória enquanto elemento constitutivo do patrimônio e na construção de representações e de identidades sociais, compreeendendo a importância da preservação do patrimônio afro-brasileiro como estratégia de construção de políticas públicas de promoção da igualdade racial, combate ao racismo e à discriminação.

Baixe aqui a publicação “Museu, memória e cultura afro-brasileira”.

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days