Ibram lança Museália – Revista de Cultura e Museus

MuseáliaRevista de Cultura e Museus é a mais recente publicação do Ibram. De cunho institucional e edição semestral, a revista pretende mostrar não só o trabalho do Ibram, mas também o que acontece nos museus brasileiros. É uma forma de divulgar à sociedade os eventos da área museológica e a atuação do Instituto, dos museus e instituições museais de todo o país. A revista, que já está disponível para leitura neste site, em breve será distribuída gratuitamente para museus e instituições museais.

Destacam-se, nesta primeira edição, as coberturas da 4ª Primavera dos Museus, realizada em setembro de 2010; da 8ª Semana dos Museus, que acontece sempre na semana do dia 18 de maio, Dia Internacional de Museus; e do 4º Fórum de Museus.

Museália também conta com reportagens sobre reservas técnicas, sobre prêmios e editais do Ibram e sobre o Colóquio de Arte Contemporânea, entre outros assuntos. Há tam­bém uma seção permanente com dicas de livros e filmes e várias entrevistas in­teressantes com pessoas ligadas ao mundo das artes e de museus.

Os primeiros exemplares da publicação foram distribuídos aos participantes do evento comemorativo ao Dia do Museólogo, realizado pelo Ibram e Organização dos Estados Ibero-americanos no dia 18 de dezembro no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.