Ibram lança livro gratuito sobre montagem de exposições

17358512_1570785366282534_2139529114339590276_oComo fazer uma exposição? A pergunta, básica para o trabalho cotidiano de um museu, motivou a realização de minicurso gratuito realizado em março deste ano na sede do Ibram, em Brasília (DF), que atraiu amplo interesse de estudantes, profissionais do setor e público em geral (foto).

Ministrado pela museóloga e historiadora Maristela Simão numa iniciativa do programa de formação, capacitação e qualificação Saber Museu, o minicurso teve segunda edição como parte da programação do 7º Fórum Nacional de Museus, realizado entre os dias 30 de maio e 4 de junho em Porto Alegre (RS).

Como conceber uma exposição é também o tema, agora, do primeiro volume da série “Caminhos da Memória” – que passa a agregar a expressiva produção de conhecimento gerada para a realização dos cursos, oficinas, seminários e outras atividades de capacitação, presenciais e à distância, promovidos pelo Saber Museu.

Com pesquisa e elaboração de Maristela Simão, Lúcia Valente e Katia Bordinhão, “Caminhos da memória: para fazer uma exposição” traz orientações básicas, além de recursos teóricos e metodológicos, para a montagem de uma exposição, abrangendo as fases de planejamento, execução e avaliação.

A publicação, que terá versão impressa lançada em breve, já está disponível em versão online para download gratuito. Baixe aqui.

4 comentários para “Ibram lança livro gratuito sobre montagem de exposições

1. Excelente material.
    Quero adquirir a versão impressa. Peço
    avisarem como adquirí-la
    Obrigada
    Alana

• Prezada, ainda não temos previsão para o lançamento da versão impressa. Divulgaremos a data oportunamente.

2. Boa tarde, trabalho no Setor de Artes Visuais, do Centro de Artes da UFF e gostaria de solicitar um livro gratuito sobre montagem de exposições – “Caminhos da Memória” – quando assim estiver disponível na forma impressa. O livro seria de muita praticabilidade. Agradeço.