Ibram lança edital para a edição 2015 do intercâmbio Brasil-França

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) publicou hoje (17), no Diário Oficial da União, convocatória para a seleção de estudantes brasileiros interessados em participar do Intercâmbio Brasil-França 2015 – realizado em parceria com a Escola do Louvre, na França.

Escola do Louvre: intercâmbio Brasil-França começou em 2012

Escola do Louvre: intercâmbio Brasil-França começou em 2013

O edital vai selecionar até três estudantes de mestrado ou doutorado brasileiros, nas áreas de Museologia, História da Arte, Arqueologia, Antropologia e Etnologia, para participar, na cidade de Paris, de formação no Seminário Internacional de Verão de Museologia (Siem), durante duas semanas, e  de estágio em museus franceses, nas outras dez semanas. Duas vagas são destinadas ao público em geral e uma para servidores do Ibram.

O objetivo do intercâmbio, que está em sua segunda edição, é permitir aos estudantes adquirir conhecimentos práticos e experiências relevantes junto aos profissionais franceses nas suas respectivas áreas de atuação. O período de permanência na França será entre 31 de agosto e 30 de novembro de 2015.

Os selecionados recebem bolsas cujos valores terão como base a Portaria nº 174 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – modalidade Capacitação. A vaga destinada a servidor do Ibram seguirá a legislação federal relativa a afastamentos do país.

A seleção, para todos os inscritos, se desenvolverá em três fases: verificação da consistência documental, análise de mérito e seleção dos três finalistas. As duas primeiras fases são de caráter eliminatório, sendo que a segunda se revestirá também de caráter classificatório. Confira o edital na íntegra e seus anexos.

As inscrições, que ficam abertas entre 1º de fevereiro e 16 de março de 2015, são gratuitas e devem ser enviadas, incluindo toda a documentação solicitada no edital, para o endereço eletrônico asint.selecao@museus.gov.br. Dúvidas e outras questões devem ser enviadas para o mesmo endereço.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Internet/divulgação

Matéria relacionada
Intercâmbio: museus franceses recebem brasileiras para estágio

Publicado em

19 comentários para “Ibram lança edital para a edição 2015 do intercâmbio Brasil-França

  1. sou auto-didata, sou escultor ,pintor e gostaria de aprender algo novo , ver o Louvre , não tenho renda alguma , nem patrocinadores, só uma pequena família e a vontade , em contra-patrida posso “doar” algumas Obras inéditas ao Museu… Sou Decio Di …

  2. Pessoal, essa oferta da Ecole du Louvre parece realmente interessante pois trata-se de uma Ecole valorizada até mesmo pelos franceses..

    No entanto, eu gostaria de adicionar que ir à França no intuito de estudar, é algo muito mas muito mais simples que se possa imaginar !

    Fiz isso em 2006, E passei 4 anos em Paris onde estive em duas universidades importantes sendo que a maior parte do tempo, tive meus estudos custeados pelo governo francês ou entao eu simplesmente paguei meus custos apenas cortejando a forte economia e estabilidade de la. Tudo com uma facilidade incomparavel.. !

    Nao sou aluno brilhante e minha familia tem origem bastante modesta.

    Me lembro, por ex, que apenas com duas cartas que escrevi à mao, recebi gratuidade da anuidade de uma grande Ecole de PAris e um ano de metro gratuito,, simples assim.

    Hoje em dia, como professor de francês em SP, ja preparei documentaçao de alunos que acabaram.por ir pra la estudar como eu fiz ( muito embora ninguem tenha realmente se adaptado ao estilo de vida da França, mas ai ja sao outros 500..)

    salut

    FAB

    • Meu querido amigo.
      Espero que seja tudo verdade o que você descreveu. Tenho este grande sonho de estudar na França, mas tenho 44 anos e estou cursando 0 5º período de Gestão em Turismo pelo CEFET-RJ, E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA PARECE QUE HÁ UMA MÁ VONTADE DAS PESSOAS EM DAR INFORMAÇÕES REALMENTE CORRETAS. Tudo parece tão difícil. Falo inglês e espanhol( a maior parte dos meus conhecimentos foi conseguida como autodidata). Por favor me auxilie, pois estou totalmente sem conhecimento de como fazer para realizar meu sonho de estudar na França. Sem mais para o momento desde já agradeço.
      Ronaldo de Araújo.

      • Caro Ronaldo, agradecemos seu interesse. Contudo, o edital em questão é voltado apenas para estudantes em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado). Continue acompanhando nossa página para outras oportunidades: obrigado!

  3. Sou estudante do 3º período Curso de Artes do SENAI CETIQT ,voltado para Figurino e indumentária ,tenho imenso desejo de me especializar em um país Europeu para poder contribuir ainda mais com a Arte em meu país .Já que trabalho em comunidades carentes do Rio.

  4. Olá,
    Sou estudante de artes visuais, não falo francês, estou começando a estudar Italiano e me formo no final do primeiro semestre de 2.015, já exerço como artista plástico.
    Gostaria de receber mais informações
    Grato.

  5. Olá,
    Tenho interesse em participar do intercâmbio Brasil – França.Sou graduada no curso de Bacharel e Licenciatura em Artes Visuais pela ESMAC – Ananindeua / Pará e Pós- Graduada em Informática na Educação pela UEPA/ Pará.Vejo nesta proposta a oportunidade de avançar nos meus estudos.

  6. Olá,como todos os outros tenho um enorme desejo de realizar um intercâmbio em Paris,porém não sei nem por onde começar!Sou podóloga e Enfermeira,fiquei bastante entusiasmada com a fala do colega Fabiano Ribeiro que se não for indelicadeza da minha parte gostaria de ter maiores informações.fiz aulas particulares de frances mas não falo fluente,será que tenho chanche! Obrigada,

    • Cara Cleide, o edital é voltado para estudantes brasileiros de pós-graduação (mestrado e doutorado). Leia o edital para entender o que é necessário para participar da seleção. Obrigado!

  7. Excelente oportunidade! Que se coloquem os que tiverem a formação exigida. Amo Paris…

  8. Tenho curso técnico em Recursos Humanos e não tenho a formação exigida mais quero fazer o curso, gostaria de me matricular em um curso alguém sabe onde posso fazer. Obrigada!

    • Cara Luana. indicamos que você acompanhe também as informações de formação na página do Ministério da Cultura: http://www.cultura.gov.br. Lá, outros cursos e capacitações na área de cultura são divulgados: obrigado!

  9. Bom Dia, sou Bacharel em Direito, com experiências profissionais, na área Administrativa da Universidade Federal de Pelotas e Santa Maria, ambas no Rio Grande do Sul, gostaria,apesar de já estar numa faixa etária mais elevada, de ter uma oportunidade no Exterior, tenho três filhos, independestes e moro sozinha, posso me deslocar, não tenho condições financeiras de arcar com despesas de viajem, se houver alguma possibilidade, deixo aqui meu grande desejo à Capes. um abraço

    • Bom dia! Infelizmente, a única possibilidade de participar do intercâmbio é cumprindo as condições estabelecidas pelo edital. Obrigado!

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days