Ibram lança campanha de divulgação para a Primavera dos Museus 2015

A campanha de divulgação da 9ª Primavera dos Museus, que acontece de 21 a 27 de setembro com o tema Museus e Memórias Indígenas, traz como destaque a imagem do Pajé Itsaltako  da etnia Waurá, da Aldeia Wuará Piyulaga, no Alto Xingu (MT).

Captada pelo fotógrafo Renato Soares, em 2013, a imagem mostra o Pajé durante as lutas de Huka-huka, realizadas na cerimônia do Kuarup.

Especializado no registro aprofundado de povos indígenas, desde 1986, Soares realiza sistemáticas viagens pelo território nacional para retratar as formas de expressão cultural dos variados grupos étnicos brasileiros.Banner_inscricoes_9PM_217x300_3

A identificação com o universo indígena o tem levado a longos períodos de imersão em aldeias e reservas, e o estimulou a desenvolver o projeto Ameríndios do Brasil, que visa à criação de um grande acervo etnográfico brasileiro. Conheça o trabalho de Renato Soares.

Inscrições abertas
Museus e outras entidades culturais interessados em participar da 9ª Primavera dos Museus devem inscrever seus eventos em torno do tema Museus e Memórias Indígenas até o dia 21 de agosto na página de Eventos do Ibram.

Seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes são exemplos de ações a serem programadas para o evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no segundo semestre de cada ano.

A Primavera dos Museus acontece anualmente desde 2007 e é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram.

Ao longo das oito edições, a participação das instituições teve um crescimento médio de 18% ao ano, assim como o número de eventos cadastrados aumentou 21%. Veja como foram as edições anteriores da Primavera dos Museus.

Texto: Ascom/Ibram

Publicado em

Um comentário para “Ibram lança campanha de divulgação para a Primavera dos Museus 2015

  1. Que bacana resgatar as memórias indígenas, afinal se não fossem por estas iniciativas esta cultura acaba se perdendo ao longo do tempo. Parabéns.

    Viviane

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days