Ibram e Wikipédia promovem maratona para promoção de museus brasileiros

Desenvolvida em três capitais brasileiras, iniciativa busca incrementar ações de promoção e divulgação de museus e seus acervos a partir da criação ou qualificação de verbetes na web.

Desenvolvida em três capitais brasileiras, iniciativa busca incrementar ações de promoção e divulgação de museus e seus acervos a partir da criação ou qualificação de verbetes na web.

Aproximar ainda mais os museus brasileiros das plataformas digitais para promover, divulgar e valorizar o campo museológico é o objetivo da Maratona de Museus: Ibram e Wikipédia, que acontece no dia 6 de novembro em três capitais brasileiras: Brasília (DF), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).

A ação será promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus em parceria com a Wiki Educação Brasil, grupo que conta com a participação de professores, colaboradores e pesquisadores de várias instituições brasileiras participantes do Programa de Educação da Wikimedia – fundação dedicada a incentivar a produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre e multilíngue, disponibilizados ao público de forma integral e gratuita.

A Wikipédia, um dos 10 sites mais visitados do mundo, é o projeto mais conhecido da Wikimedia, com mais de 43 milhões de artigos escritos de forma conjunta por diversos voluntários ao redor do mundo. O projeto possibilita múltiplas ações de promoção e divulgação de museus e seus acervos, a partir da criação ou qualificação de verbetes na web sobre elas, suas histórias, seus itens de coleções e outros temas relacionados.

A Maratona de Museus: Ibram e Wikipédia será um esforço colaborativo com este objetivo, o que permitirá ampliar o acesso e o conhecimento dos diversos públicos sobre os museus participantes e instigá-los a visitarem essas instituições culturais.

A ação acontecerá simultaneamente nas três cidades envolvidas, das 9h às 18h, e contará com a participação de técnicos dos 30 museus vinculados ao Ibram, servidores da sede do órgão em Brasília e técnicos de museus de Recife e Rio de Janeiro. Serão oferecidas mais de 60 vagas para interessados em participar.

Para saber mais detalhes sobre a Maratona de Museus: Ibram e Wikipédia envie e-mail para o endereço eletrônico cpgii@museus.gov.br ou entre em contato pelos telefones (61) 3521-4135/4142.

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days