Ibram e Museu Casa da Hera concluem inventário de acervo

O Museu Casa da Hera/Ibram, em Vassouras (RJ), concluiu o inventário do acervo museológico da instituição. Ao todo, foram identificadas 1.219 peças, especialmente mobiliário, porcelanas, prataria, pinturas e objetos de uso pessoal de Eufrásia Teixeira Leite, última proprietária do imóvel. O inventário foi realizado graças a parceria entre o museu e a Coordenação de Patrimônio Museológico do Ibram.

Dentre os itens da coleção destacam-se o piano Henri Herz, de 1862, ainda em funcionamento, o aparelho de jantar em faiança inglesa com monograma e peças de indumentária desenhadas por estilistas famosos, como Charles Worth, considerado o “pai da alta-costura” e dos desfiles de moda com modelos. A casa Worth vestia uma elite que incluía a realeza européia, famílias ricas dos Estados Unidos e atrizes famosas.