Ibram divulga programação completa da 13ª Semana de Museus

Cartaz da Semana de Museus 2015

Cartaz da Semana de Museus 2015, a partir da obra de Lasar Segall

Já está disponível  o Guia de Programação da 13ª Semana de Museus, que acontece de 18 a 24 de maio com o tema Museus para uma sociedade sustentável. A publicação traz a programação completa, dividida por região e Unidade da Federação, da edição deste ano da temporada temática, durante a qual serão realizados 4.570 eventos em 609 municípios brasileiros.

Exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras estão entre as atividades programadas para este ano. Seguindo uma tendência que se repete a cada edição, a ação terá participação recorde de instituições, envolvendo museus 1378 e outros centros culturais.

Museus e melhores práticas
O tema deste ano, sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) lembra que, como educadores e mediadores culturais, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas.

Criado em 1977 pelo Icom, o Dia Internacional de Museus tem como objetivo sensibilizar sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data.

A edição 2014 da Semana de Museus, que teve como tema Museus: coleções criam conexões, contou com a participação de 1.337 instituições que inscreveram 4.268 eventos. Durante o período, o público das instituições participantes chegou a mais do que dobrar, conforme demonstrou estudo realizado pelo Ibram.

Texto: Ascom/Ibram
Imagem: divulgação

2 comentários para “Ibram divulga programação completa da 13ª Semana de Museus

1. como faço pra incluir o centro cultural da minha cidade neste cenário. estou localizado entre a mata sul e agreste de Pernambuco na cidade de CHÃ-GRANDE. à 85km de Recife.

• Bom dia! As inscrições para a Semana de Museus 2015 já estão encerradas. Contudo, no segundo semestre, o Ibram promove a Primavera dos Museus, na qual sua instituição poderá se integrar à programação nacional. Continue acompanhando a nossa página para mais informações: obrigado!