Ibram divulga a programação do 6º Fórum Nacional de Museus em Belém

A Comissão Organizadora do  6º Fórum Nacional de Museus (FNM), cujo tema em 2014 será Museus Criativos, divulgou hoje (21) a programação geral do evento, que acontece em Belém (PA) entre os dias 24 e 28 de novembro.

Painéis, grupos de trabalho, minicursos, comunicações coordenadas, reuniões setoriais, conferências e programação cultural compõem a grade de atividades durante os cinco dias do evento bianual, que congrega os diversos entes do setor museal brasileiro. Confira a programação na íntegra.

Interior do Museu do Estado do Pará, localizado em Belém

Museu do Estado do Pará: participantes do FNM poderão conhecer museus de Belém

No dia (24), começam os encontros de Pontos de Memória, a Teia da Memória, e do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM), assim como os seis minicursos abertos aos participantes. A conferência de abertura será a noite com o tema Museus criativos: experiências e práticas inovadoras nos museus.

PNSM e painéis
No dia 25, além dos encontros iniciados no dia anterior, têm início os painéis e as comunicações coordenadas, nas modalidades Apresentação Oral e Pôsteres. A conferência do dia traz como tema Cooperação e criatividade.

No dia 26 começam os Grupos de Trabalho (GTs) que tratam da revisão do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), que seguem até o dia 28, e a conferência do dia tem como tema Museus vivem de futuro? .

No penúltimo dia de atividades (27), estão programadas as últimas apresentações de comunicações coordenadas, assim como de painéis, e o FNM abre-se para uma programação cultural com o objetivo de aproximar os participantes oriundos de todas as regiões do país. No último dia (28) acontece a Plenária Final dos GTs e a tarde será dedicada a visitas aos museus da cidade de Belém.

Ao longo de todo o 6º Fórum Nacional de Museus estão previstas nove reuniões setoriais, abrangendo diversas vertentes do campo museal: Rede de Educadores de Museus, Conselho Federal de Museologia, sistemas de museus, Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) entre outras.

As inscrições para os participantes estarão disponíveis nos próximos dias na página do Ibram, assim como o resultado dos selecionados para apresentação de trabalhos. Outras questões sobre o FNM 2014 devem ser enviadas para o endereço eletrônico fnm@museus.gov.br.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Internet/divulgação

Museus de Belém vão integrar programação do 6º FNM em novembro
6º FNM: tema dá sequência a debate sobre museus e comunidades

13 comentários para “Ibram divulga a programação do 6º Fórum Nacional de Museus em Belém

1. O Grupo Cultural Afro Reggae esta desenvolvendo um Projeto que tem por objetivo a Organização e a Preservação da Memória Institucional.
    Gostaríamos de participar do 6º Forum Nacional de Museus, porém exigiria um gasto e a Instituição no momento não pode arcar. Existe a possibilidade dessas despesas serem custeadas pelo Instituto?

Grata pelo convite

Elisa Rosa
    Coord. Cedoc
    AfroReggae
    Contato: 21 – 99271-5381/3095-7279

• Cara Elisa, solicitamos que você faça contato diretamente com a comissão organizadora do Fórum Nacional de Museus pelo e-mail fnm@museus.gov.br para obter uma resposta para a sua questão. Obrigado!

• Cara Milena, a confirmação do local do 6º FNM deve ser anunciada nos próximos dias: acompanhe por aqui! Obrigado.

• Caro Murilo, o local do 6º FNM deve ser anunciado nos próximos dias, assim como outras informações relativas ao deslocamento e hospedagem em Belém: acompanhe por aqui! Obrigado.

2. Saudações Museais,
    Somos do Ponto de Memória Moura Brasil -Fortaleza- Ceará – queremos participar do evento , mas não temos condições de assumirmos as despesas, gostaríamos de saber se não seremos convidados para esse evento tão importante, que nos subsidiará a darmos andamento as nossas ações em sintonia com a discussão nacional. obrigada.

3. Bom dia,

O Museu de Arte Contemporânea de Goiás tem interesse em participar do 6º Fórum Nacional de Museus, mas para tanto precisamos de um convite formal em nome do museu para que possamos fazer a solicitação de diárias e passagens aéreas ao órgão do governo do Estado de Goiás ao qual somos subordinados. Já fiz esta solicitação outras duas vezes pelo email fnm@museus.gov.br e também por telefone, mas até agora não obtive retorno.

• Casa Luisa, não temos como dar esta resposta aqui na Assessoria de Comunicação. Reencaminhamos para o o endereço do FNM solicitando resposta. Aguarde. Obrigado!

• Caro Fernando, a inscrição para o 6º Fórum Nacional de Museus abre nos próximos dias. Acompanhe pela nossa página as últimas notícias! Obrigado.

4. Boa tarde o Ponto de Memória do Povo de Baiacuí tem o imenso prazer em participar do 6º Forum Nacional de Museus. Estou aguardando para me inscrever.
    Um abraço!