Ibram anuncia tema da Primavera dos Museus deste ano

Museus e memórias indígenas será tema da Primavera dos Museus 2015

Ministro da Cultura durante Roda de Conversa no Amapá ontem (25): questão indígena tem destaque

Museus e Memórias Indígenas será o tema da 9ª Primavera dos Museus, que acontecerá de 21 a 27 de setembro de 2015.

O anúncio foi feito ontem (25), pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Carlos Roberto Brandão, durante a Caravana da Cultura na Região Norte, que teve lugar em Macapá (AP), e contou com a presença do Ministro da Cultura (MinC), Juca Ferreira.

A causa indígena é uma das bandeiras da atual gestão do MinC e o ministro reiterou seu compromisso com ela durante o encontro.

As comunidades indígenas representadas entregaram documentos com suas reivindicações e Juca Ferreira participou de ritual chamado Avasi, em tupi-guarani, e que significa ‘Festa do Milho”. Saiba mais sobre a Roda de Conversa em Macapá.

Museus na primavera
A Primavera dos Museus, que acontece anualmente desde 2007, é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram – autarquia vinculada ao MinC.

O Instituto lança um tema e convida os museus e outras instituições culturais a desenvolverem uma programação especial, sempre no início da primavera – que este ano começa no dia 23 de setembro.

O Ibram receberá entre 1º de julho e 21 de agosto as inscrições dos interessados em participar da temporada nacional de eventos do segundo semestre de 2015 .

Para participar, basta acessar a página de inscrições, que ficará disponível no sítio web do Ibram, e  inscrever as atividades, que podem ser exposições, visitas guiadas, shows, palestras, exibição de filmes, entre outras.

os eventos devem acontecer entre os dias 21 e 27 de setembro, chamando assim a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema Museus e Memórias Indígenas.

Ao longo das edições da Primavera dos Museus, a participação das instituições teve um crescimento médio de 18% ao ano, assim como o número de eventos cadastrados aumentou 21%. Veja como foram as edições anteriores.

Texto: Ascom/Ibram (com Ascom/MinC)
Foto: Lia de Paula/MinC

7 comentários para “Ibram anuncia tema da Primavera dos Museus deste ano

1. Muito interessante o tema da Primavera dos Museus, deste ano.Esperamos atingir um número expressivo de público,melhor que no ano passado,pois o tema Museus e Memórias Indígenas, leva-nos ao nome de nosso município,também.Abraço.

2. A Associação as forças do bem abriga o museu do homem do campo e gostaríamos de participar da primavera dos museus como proceder?

• Prezados, as inscrições começam nesta quarta-feira (1) aqui na página do Ibram e vão até 21 de agosto.

3. Parabéns pela escolha do tema, finalmente vamos contemplar mais uma minoria. Os Museus precisam de fato assumir seu papel na sociedade, e mostrar a importância dos povos indígenas para a construção da nossa cultura e do nosso desenvolvimento social.

4. Nosso Museu Padre Geraldo precisa em muito de apoio para construção de uma sede própria.