Ibram abre duas seleções para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), lançou nesta quarta-feira (5) dois editais voltados à contratação de consultores, na modalidade produto, com formação profissional na área de Arquitetura e Urbanismo.

O Edital Nº 032/2017 tem como foco o desenvolvimento de metodologia de apoio à gestão de obras em museus da rede Ibram, utilizando o Museu da República, no Rio de Janeiro (RJ), como estudo de caso. O objetivo é desenvolver documentos técnicos propositivos para o registro de futuras intervenções físicas no edifício, além de implementar um Protocolo de Vistoria e Inspeção Predial.

Será exigida aos candidatos interessados experiência profissional mínima de oito anos em atividades com ênfase em elaboração de projeto e/ou: execução de obras de restauro; execução/gerenciamento de obras, com especial destaque a intervenções em imóveis de valor cultural; e montagem de protocolos/checklist para acompanhamento de obras. Confira o Termo de Referência.

Já o Edital Nº 033/2017 é destinado à elaboração de quadro de conteúdo e indicação de rotinas, por meio de estudos e planejamento, que permitam a formulação de caderno de manutenção e conservação preventiva para unidades museológicas do Ibram.

É exigida, conforme Termo de Referência, experiência profissional mínima de 10 anos no desenvolvimento de atividades com ênfase em elaboração de projeto e/ou execução de obras de restauro; e/ou elaboração de cadernos de manutenção e conservação preventiva; e/ou atuação em inspeções prediais, preferencialmente no contexto de imóveis de valor cultural.

Em ambos os casos, a seleção consistirá de três fases, que incluem avaliação curricular, entrevista e averiguação de documentos comprobatórios. Os interessados deverão enviar currículo, conforme modelo disponibilizado pelo Ibram e informando o edital de interesse no assunto do e-mail, para o endereço eletrônico prodoc.selecao@museus.gov.br até o dia 09/04.