Ibram abre seleção para escolha de novos diretores em seis museus

Publicados hoje (12) no Diário Oficial da União (DOU), seis Avisos de Chamada Pública para seleção de candidatos para ocupação de cargos comissionados de diretores de museus ligados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

Os museus com seleção aberta são: Museu Socioambiental de Itaipu, Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio e Museu Casa da Hera, todos localizados no estado do Rio de Janeiro; Museu Solar Monjardim, localizado em Vitória (ES); Museu Regional de São João del-Rei, em Minas Gerais; e as três unidades de museus Ibram em Goiás: Museu das Bandeiras e Arte Sacra da Boa Morte, na Cidade de Goiás, e Museu Casa da Princesa, em Pilar de Goiás. Conheça os museus.

Critérios
Para a escolha dos novos dirigentes, serão levados em consideração critérios técnicos e objetivos de qualificação baseados na análise de currículo, Declaração de Interesse e de Plano de Trabalho. Podem concorrer ao cargo servidores efetivos e não servidores que cumpram critérios como formação acadêmica em nível superior, experiência comprovada em gestão e conhecimento das políticas públicas do setor museológico e da área de atuação do museu. A seleção estará aberta até o dia 7 de abril.

Confira abaixo os editais e respectivos anexos. Dúvidas relacionadas às Chamadas Públicas podem ser tiradas pelo endereço eletrônico selecao@museus.gov.br, citando no Assunto o museu ao qual se refere.

Chamada Pública nº 1 – Museu Socioambiental de Itaipu

Chamada Pública nº 2 – Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio

Chamada Pública nº 3 – Museu Solar Monjardim

Chamada Pública nº 4 – Museus de Goiás
Plano Museológico Museu das Bandeiras
Plano Museológico Museu Arte Sacra da Boa Morte
Plano Museológico Museu Casa da Princesa

Chamada Pública nº 5 – Museu Casa da Hera
Plano Museológico (parte I e parte II)

Chamada Pública nº 6 – Museu Regional de São João del-Rei

Texto: Ascom/Ibram
Última atualização: 20.3.2014

Matéria relacionada
MinC regulamenta processo seletivo para escolha de diretores dos museus Ibram

11 comentários para “Ibram abre seleção para escolha de novos diretores em seis museus

1. Parabenizo ao IBRAM por propor novo modelo de processo seletivo para escolha de diretores de seus museus! Esta transparência e amplitude certamente trará resultados melhores nas futuras gestões de nossas instituições museológicas.

2. Caros senhores,

Tenho uma dúvida, bastante oportuna: por que os concursados de 2010, no caso específico dos museólogos, não poderiam ser chamados para os respectivos cargos acima? Sinceramente não entendo o motivo de ter um novo certamente, já que um concurso ainda válido possui profissionais capacitados e, já devidamente testados, para poderem assumir os cargos acima. Aguardo uma resposta.

• Caro Cláudio, a seleção para diretores de museus Ibram não se relaciona com o concurso 2010 para servidores efetivos do quadro do instituto. Caso você cumpra os requisitos das chamadas públicas para concorrer à direção de algum de nossos museus, não deixe de participar! Qualquer outra dúvida, favor contatar nossa Coordenação de Gestão de Pessoas pelo e-mail cgp@museus.gov.br. Obrigado!

3. Gostaria de saber como eu posso ter acesso ao plano museológico dos museus, já que no próprio edital indica que o plano de trabalho deve levar em conta o plano museológico dos museus.

• Cara Maria Fernanda, devemos disponibilizar os planos museológicos dos museus com chamada aberta para novos diretores nas próximas horas. Obrigado pelo contato!

4. Venho por meio deste, e-mail, parabenizar ao IBRAM pela transparência democrática na seleção a ser realizada para Novos Diretores (as) frente aos Museus citados no edital, levando em conta que o Plano de Trabalho é o salvo conduto para os futuros Gestores (as).
    Abraços,
    José da Costa

5. Gostaria de saber se há algum cronograma para a divulgação dos selecionados e para a etapa de entrevistas. Obrigada!

• Cara Sandra, qualquer dúvida relacionada às chamadas públicas para diretores de museus Ibram deve ser enviada para selecao@museus.gov.br. Na nossa página continuaremos divulgando as próximas etapas da seleção até o processo ser encerrado. Obrigado!

6. Estou fazendo um trabalho na faculdade e precisava saber o que especificamente um Diretor de museu faz, como que é o precedimento para candidatura para o cargo e quanto tempo que cada diretor pode exercer seu cargo?

• Cara Daiana, atualmente a seleção de diretores para museus do Ibram é feita por meio de chamada pública. Confira os editais disponíveis nesta matéria para entender melhor o processo. Obrigado!