Ibram abre licitação para recuperação do Mart em Cabo Frio (RJ)

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) abriu na quinta-feira (7), Tomada de Preços destinada à contratação de serviços técnicos especializados para a restauração da cobertura e recuperação das instalações prediais do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart/Ibram). O Aviso de Licitação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (RJ)

As obras vão restabelecer a infraestrutura do Mart, que em 2012 teve seu telhado avariado e sofreu danos em sua rede elétrica, causando um princípio de incêndio. O museu, que ficou fechado por cerca de 8 meses, foi reaberto ao público há cerca de um ano de forma apenas parcial.

A intervenção vai incluir recuperação da rede elétrica do prédio, cabeamento estruturado, infraestrutura para sistema de segurança e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), além da pintura do museu.

Situado no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos e fundado em 1982, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio oferece uma exposição permanente de arte sacra dos séculos XVII e XVIII e peças de mobiliário.

Valioso exemplar da arquitetura franciscana, o prédio, cuja construção data de 1686, é tombado desde 1957 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC).

Texto: Ascom/Ibram