Ibram abre inscrições para curso gratuito sobre Planos Museológicos

Curso presencial é uma iniciativa do programa Saber Museu e vai oferecer orientações para a elaboração daquele que é considerado o principal instrumento para a gestão de museus.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) abriu nesta quarta-feira (23) as inscrições para interessados em participar de minicurso gratuito sobre Planos Museológicos, a ser oferecido nos dias 13 e 14 de setembro na sede do órgão, em Brasília (DF).

Com carga horária de 8h, o curso presencial é uma iniciativa do programa Saber Museu e vai oferecer orientações para a elaboração daquele que é considerado o principal instrumento para a gestão de museus – tornado obrigatório pela Lei 11.904/2009, que estabelece como dever de todos os museus brasileiros sua elaboração e atualização.

Serão oferecidos subsídios sobre legislação, caracterização, planejamento conceitual, diagnósticos e objetivos de um museu, além de seus programas e projetos. O conteúdo, tema de publicação lançada pelo Ibram, será ministrado pelas museólogas Luciana Palmeira e Taís Valente.

Interessados em participar do curso devem enviar e-mail até o próximo dia 28 para suporte.ead@museus.gov.br com seus dados pessoais e breve exposição de motivos que justifiquem sua participação. Terão prioridade profissionais atuantes em museus e instituições afins. Não é necessário ter formação específica. Saiba mais.

5 comentários para “Ibram abre inscrições para curso gratuito sobre Planos Museológicos

1. Olá, boa tarde.
    Gostaria muito de participar do curso. Aqui em São Paulo não teremos ?
    Obrigada.

2. Bacana a iniciativa, melhor seria se houvesse uma descentralização e fossem realizados cursos em outros estados do país, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste.

3. Implantamos um museu na cidade de Delfim Moreira em 2013 através de Projeto aprovado pelo IBRAM. Mas vivemos no desafio permanente quanto ao funcionamento , gestão e manutenção do museu.
    Temos um Plano Museológico mas precisamos de atualização.