Ibram abre inscrições para atividades durante a Semana de Museus 2015

Cartaz do Dia Internacional de Museus 2015

Museus para uma sociedade sustentável: esse é o mote para a 13ª edição da Semana de Museus, que acontecerá em todo o Brasil entre os dias 18 e 24 de maio de 2015.

As inscrições de atividades para museus e entidades culturais de todo o país estão abertas até o dia 22 de fevereiro na página do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).

A partir do tema escolhido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), o Ibram coordena uma programação dedicada a celebrar a data, reunindo um leque diversificado de atividades.

Em 2014, por exemplo, 1.337 instituições realizam mais de quatro mil ações sob o tema Museus: coleções criam conexões, entre os dias 12 e 18 de maio.

A realização das atividades a cada ano fica sob responsabilidade da instituição que as inscrever, bem como a viabilização para que ocorram.

Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da 13ª Semana de Museus, além de produzir e distribuir a versão impressa do Guia de Programação nacional a todas as entidades participantes e disponibilizar em seu sítio web uma versão digital para acesso do público. Saiba mais.

Museus e melhores práticas
Segundo o Icom, “um dos desafios contemporâneos mais importantes, compartilhado por pessoas em todo o mundo, é adaptar-se às novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza”. Para isso, novas formas de pensamento e ação são necessárias na transição para uma sociedade sustentável.

Atividade voltada ao público infantil do Museu Casa da Hera/Ibram, em Vassouras (RJ), durante a Semana de Museus 2014

E qual seria o papel dos museus neste contexto? “Os museus têm um papel essencial nessa transição, promovendo desenvolvimento sustentável e servindo como laboratório para  melhores práticas”, afirma o texto explicativo do Icom.

“O tema Museus para uma sociedade sustentável reconhece o papel dos museus no crescimento do interesse do público em uma sociedade que desperdice menos, seja mais cooperativa e que utilize seus recursos respeitando os sistemas vivos”.

Crescimento anual
Desde 2012, a Coordenação de Estudos Socioeconômicos do Ibram realiza pesquisa para avaliar o impacto da Semana de Museus junto às instituições participantes. Em 2013, durante a 11ª edição do evento nacional, pelo menos 1,6 mil empregos foram gerados, revelou a pesquisa.

Dentre os dados de 2014, destaca-se o aumento em 103% no número de visitantes no período de 12 a 18 de maio. A pesquisa completa de 2014 será divulgada em breve. Confira as anteriores.

Dúvidas sobre a inscrição de atividades ou outras questões sobre a 13ª Semana de Museus devem ser enviadas para o endereço eletrônico semana@museus.gov.br.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação Casa da Hera

Publicado em

14 comentários para “Ibram abre inscrições para atividades durante a Semana de Museus 2015

  1. Cultura para mim é educação, é essencial na formação das comunidades,se aprende as trocas de saberes,principalmente reciclando os resíduos e transformando em geração de renda,cultivando horas de verduras,chás e temperos sem agrotóxicos,Sustentabilidade: precisamos chamar atenção para os governantes e o povo quanto a o desenvolvimento, sustentabilidade,: precisamos proteger o Meio Ambiente, a natureza esta ficando extinta,as nascentes, rios precisão urgentemente da nossa atenção.,Para que em um futuro bem próximo não sejamos responsabilizado por sua total distribuição.

  2. eu quero participar no projeto como fazer??? sou paisagista e eco designer posso reaproveitar materiais e transformar em terrários e acessórios e objetos de decoração, pf, entrem em ctt cmg.

    • Cara Evelyn, para integrar a programação da Semana de Museus é necessário que a inscrição seja feita por instituição (pública ou privada) que fique responsável por desenvolver as atividades. Faça contato com as de sua cidade! Obrigado.

  3. A PREFEITURA DE CACOAL, ATRAVÉS DA FUNCCAL, SEMMA – SEMED, E PARCEIROS ESTAREMOS JUNTO NESSA SEMANA DE MUSEUS, E O TEMA, E MARAVILHOSOS, ESTAMOS TODOS ANIMADOS, E FAREMOS UMA VASTA PROGRAMAÇÃO. CREIO QUE SERÁ MARAVILHOSO, POIS O TEMA MEXE COM A CABEÇA DE TODOS.

  4. Fico muito feliz em saber que existe bastante pessoas, que assim como eu me enteresso pelo meio ambiente que estar a cada dia pedindo socorro…peço um help pra todos que ajude a nossa natureza e continue fazendo projetos como esse.

  5. boa tarde, estou tentando inscrever o Museu Ergológico de Estância, de São Borja, no RS e não consigo, quando vou passas para o próximo passo, aparece a mensagem de que o cpf ou senha está incorreta, p que devo fazer?

  6. Estou tentando inscrever o Museu Rural Mamédio Francisco Militão na 13ª semana dos museus mas quando tento passar para a 2ª etapa, a página diz que o e-mail é inválido. O que fazer?

  7. Estou como presidente da Fundação Cultural Cultural Casarão Ibiapinópolis, onde funciona o museu Benedito Filgueiras de Góis. Gostaria de participar de algum projeto para beneficiar no sentido de melhorar o espaço físico de nossa fundação que se encontra em péssimo estado de conservação, lembrando que nesse espaço desenvolvemos várias atividades culturais com crianças e adolescentes do nosso município, mantendo esses jovens afastados dos perigos existentes “nas ruas”, assim sendo peço uma resposta positiva nesse sentido com uma certa urgência. Um abraço cordial!

  8. Mais uma vez a AGIR – Associação dos Artistas Visuais do Vale do Gravataí – RS proporcionará a todos o conhecimento das potencialidades históricas e turísticas de Gravataí, através de criações artísticas e ações de conscientização acerca da sustentabilidade e preservação dos sistemas vivos e patrimoniais. Assim como nas outras participações, estaremos convidando à população a visitar o Museu Municipal Agostinho Martha e participar ativamente desta construção.

  9. Sou professor de história e gostaria de participar desse evento levando uma turma de alunos do 8º e 9º ano para participar, pois estamos elaborando um projeto na escola que trata do consumo correto de água e cairia muito bem este evento para ajudarmos a conscientiza-los. É possível?
    Desde já agradeço atenção.
    Professor Renê

    • Prezado Renê: claro que sim! Fique atento aos eventos participantes da 13ª Semana de Museus que acontecerão na sua cidade. O Ibram divulgará em breve guia com a programação completa em todo o Brasil.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days