Ibram abre edital para iniciativas de museologia social no RJ

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) abriu, na última quinta-feira (27), edital destinado à premiação de seis iniciativas de memória e museologia social desenvolvidas no Rio de Janeiro.

O chamamento público em âmbito estadual objetiva apoiar ações da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro com o aporte financeiro de R$ 180 mil, incluídas as despesas administrativas. Serão distribuídos seis prêmios no valor de R$ 30 mil.

Podem participar pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos com atuação comprovada na área cultural e social, com ações de memória e museologia social e/ou junto a museus comunitários, ecomuseus e afins nos últimos três anos.

As inscrições poderão ser feitas até as 23h30 do dia 12 de dezembro próximo (horário de Brasília) por meio do sistema SalicWeb. O manual para inscrição de editais também encontra-se disponível.

As iniciativas cujas inscrições forem admitidas serão apreciadas por Comissão de Seleção, que avaliará se foi promovida a difusão e valorização da memória local de grupos, povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira; e se a iniciativa contribuiu para gerar outras ações de memória e museologia social a partir de seus resultados. Confira o edital na íntegra.

2 comentários para “Ibram abre edital para iniciativas de museologia social no RJ

1. Não estou conseguindo acessar minha conta para me inscrever! Já sou cadastrada e na imagem aparece co0mo email não cadastrado??? Já tentei até fazer novo, daí aparece qye já tenho cadastro…

• Cara Sueli, a responsabilidade sobre o Sistema Salic Web é do Ministério da Cultura (MinC). Dúvidas ou outras questões relacionadas ao sistema devem ser esclarecidas pelos telefones (61) 2024.2249/2098 (Sefic). Obrigado!