Guia dos Museus Brasileiros

O Guia dos Museus Brasileiros já está disponível para consulta e download. Elaborado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), o guia traz dados como ano de criação, situação atual, endereço, horário de funcionamento, tipologia de acervo, acessibilidade, infraestrutura para  recebimento de turistas estrangeiros e natureza administrativa de mais de 3 mil museus já mapeados pelo Ibram em território nacional. O material foi dividido por região, para facilitar o acesso. Clique para acessar:

Museus da Região Norte

Museus da Região Nordeste

Museus da Região Centro-Oeste

Museus da Região Sudeste

Museus da Região Sul

Museus extintos, incorporados e renomeados, museus em implantação e museus virtuais

Constam da publicação um total de 3.118 museus, incluindo 23 museus virtuais. As regiões Sudeste (1.150), Sul (874) e Nordeste (709) são, nessa ordem, as que apresentam maior quantitativo de museus.

As informações foram organizadas de modo a facilitar a consulta pelo usuário. Os museus estão divididos por região, estado e município. Legendas com símbolos indicam os dados citados. Ao final da publicação, um índice remissivo relaciona os nomes de todas as instituições.

2 comentários para “Guia dos Museus Brasileiros

1. Saudações,
    trabalho no museu zumblick, tubarão, SC, estamos passando por transição de governo municipal, gestão 2013 a 2016 e gostaria , pois, de informações sobre a situação do citado museu.
    Grata.

• Cara Miriam, se o museu é de gestão municipal, por favor faça contato diretamente com o órgão de cultura/patrimônio da prefeitura de Tubarão para informações. Obrigado!