Casa de Rui Barbosa discute renovação museográfica

Apresentar as ações que terão como intuito recuperar as imagens do universo doméstico do final do século XIX e início do século XX no Brasil. Esse é um dos temas do painel do Projeto de Renovação Museográfica que abre, em 2011, a série do Programa Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa. O evento acontece no dia 16 de março, quarta-feira, às 14h30, na sala de cursos da FCRB.
O objetivo do projeto é proporcionar ao público a possibilidade de vivenciar ambientes e costumes, os mais próximos possíveis da época em que aqui vivia Rui Barbosa e sua família, explica a chefe do Museu Casa de Rui Barbosa, Jurema Seckler.

Com a utilização de recursos próprios, serão realizadas ações específicas como: novos circuitos, restauração de peças, instalação de novos papéis e cortinas baseados em fontes iconográficas da casa e pesquisas dos interiores das casas do final do século XIX no Rio de Janeiro.

Memória e Informação – Iniciado em 2003, o programa realizado pela FCRB apresenta uma série de palestras, promovida pelo Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa voltadas à divulgação de estudos e pesquisas nas áreas.

A série possibilita uma agenda interdisciplinar, estabelecida a partir das áreas do conhecimento diretamente relacionadas às atividades do Centro de Memória e Informação: Arquivologia, Biblioteconomia, Conservação Preventiva, Ciência da Informação, Museologia, Políticas de Preservação, Restauração. Mais informações no site da FCRB.