Confira oportunidades de formação na área de museus

A carga horária é de 120 horas distribuídas ao longo de 10 semanas. São 100 vagas. As aulas começam dia 29 de setembro e as inscrições podem ser feitas até o dia 16. Informações pelo telefone (11) 3339.8208 ou na página da associação cultural na internet.

Já a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em conjunto com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), abriu processo seletivo para o Curso de Mestrado em Museologia e Patrimônio para o ano de 2015.

Mestrado: Mast e Unirio desenvolvem programa comum

Parceria: Mast e Unirio desenvolvem programa de pós-graduação no RJ

São 20 vagas, sendo 10 para a linha de pesquisa Museu e Museologia e dez para a linha de pesquisa Museologia, Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável.

Os interessados poderão fazer as inscrições até o dia 30 de setembro no Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unirio no bairro da Urca. Informações pelos telefones (21) 2542.1283 ou 2542.1387. Acesse o edital.

Em São Paulo, o Centro Técnico Templo da Arte promoverá o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Conservação e Restauro de Arte Sacra, que visa qualificar profissionais para atuar na preservação dos acervos e suprir a carência de pessoal qualificado na área.

O curso terá disciplinas teóricas e práticas sobre Conservação, Restauro, História da Arte Sacra, Iconografia Religiosa e técnicas de expografia, entre outros.

As aulas serão ministradas aos finais de semana, em encontros mensais, totalizando uma carga horária de 448h. As inscrições já estão abertas e o curso terá início no dia 15 de novembro. Confira o conteúdo programático. Informações pelo telefone (11) 3385.7443 ou na página web da instituição.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação/Mast

4 comentários para “Confira oportunidades de formação na área de museus

1. Boa tarde. Sou Coordenador do Museu-Prof. Hugo M. da Silveira em Patrocínio MG. Gostaria de participar do Ensino a distancia. O curso Introdução de trabalho ao Museu, realizado pelo sistema estadual de museus de São Paulo. Uma oportunidade para melhoria do nosso trabalho. Abraço a todos

• Caro Vanduir, o curso a distância não é responsabilidade do Ibram. Faça contato diretamente com o Sisem-SP para mais informações: obrigado!

2. Boa tarde,
    Entro em contato em nome do SISEM-SP para comunicar o engano na notícia sobre o EAD
    “Na modalidade Ensino a Distância, o curso Introdução ao Trabalho em Museus, realizado pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo e pela Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari, é voltado qualificar os profissionais e dirigentes de instituições museológicas nas diversas frentes de trabalho desenvolvidas nos museus.

Essa notícia é do ano de 2014. Em 2015, as inscrições se encerraram em julho.
    Isso está causando constrangimentos. Se puderem tirar a notícia, agradecemos.
    Se quiser verificar a veracidade desta mensagem, só entrar em contato: 11 3339-8208
    atenciosamente

Thais