Museu do Forte em Paraty expõe imagens da Festa do Divino

Em meio aos festejos da Festa do Divino, o Museu Forte Defensor Perpétuo de Paraty, que integra a estrutura do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), relembra antigos momentos do evento e as pessoas que o organizaram.

A exposição Gente do Divino mostra 30 imagens feitas pelo fotógrafo Pedro Lobo. As imagens são parte do acervo do Museu de Arte Sacra de Paraty e registram os preparativos nas ruas da cidade na casa do festeiro, procissões com o andor do Divino e bandeiras, cerimônias litúrgicas no interior da igreja, a folia com rabecas e violas e a banda Lyra da Juventude (atual Santa Cecília).

Também compõem a exposição peças do acervo permanente do museu, como instrumentos musicias (viola, rabeca e pandeiro), bandeiras, representações do Resplendor e do Divino, o boi e a miota, parte dos festejos de rua.

A exposição fica no museu durante o mês de junho.

Fonte: Museu Forte Defensor Perpétuo de Paraty