Exercícios de Olhar e Alçapão no Museu Lasar Segall (SP)

O Museu Lasar Segall/Ibram, em São Paulo (SP), dando continuidade ao programa de exibições 2012, está com duas novas exposições em cartaz entre 14 de julho e 21 de outubro.

Exercícios de olhar traz 37 obras de 32 artistas, de períodos e tendências distintas da história da arte, estarão à mostra. A exposição traz pinturas, gravuras e desenhos pertencentes a coleções particulares e de acervos de instituições museológicas do Rio de Janeiro e São Paulo.

A curadora Aracy Amaral selecionou obras do final do século XIX à contemporaneidade, com ênfase em trabalhos do período modernista, sempre focalizando a temática pouco usual de figuras de costas. Por razões formais esse ângulo de enfoque – omissão da figura frontal – alcança um caráter enigmático. Essa temática também causa estranhamento e não deixa de ser frequente em trabalhos de índole expressiva.

Já o projeto Intervenções, com curadoria de Jorge Schwartz e de Marcelo Monzani, tem como objetivo apresentar artistas contemporâneos com obras inéditas.

Em sua quinta edição, a convidada é a artista Edith Derdyk. Sua instalação, intitulada Alçapão, propõe uma leitura enigmática do espaço arquitetônico, abrindo, simbolicamente, outras paragens e passagens secretas, talvez num desejo de acionar mananciais necessários para a sobrevivência da arte e os lugares em que habita – uma casa, um ateliê, um museu. Saiba mais.

Texto e imagem: Divulgação Museu Lasar Segall

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days