Ibram participa da realização do festival Europalia

Começou na terça-feira (4), a 23ª edição do maior festival de cultura da Europa, o Europalia, que este ano tem o Brasil como tema. 

A cerimônia de abertura aconteceu no Palácio das Belas Artes (Bozar), em Bruxelas, e contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff, da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior.  

O evento durará três meses e meio (vai até janeiro de 2012) e contará com 130 shows, 90 conferências, 60 apresentações de dança, 40 de teatro e 17 exposições.

Seis museus integrantes da estrutura do Ibram enviaram obras para as exposições do Europália. São eles Museu Histórico Nacional (RJ), Museu Nacional de Belas Artes (RJ), Museu da Inconfidência (MG), Museu Imperial (RJ), Museu Lasar Segall (SP) e Museu Chácara do Céu (RJ). ”O festival terá 17 exposições, sendo que 25% das obras são de acervos do Ibram”, destaca Nascimento Jr.

Entre os destaques está o quadro “A Primeira Missa no Brasil”, de Victor Meirelles, que integra o acervo do Museu Nacional de Belas Artes, e retorna pela primeira vez à Europa após 150 anos de sua pintura naquele continente, em 1861.

A escultura São Jorge, de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que pertence ao Museu da Inconfidência, também está entre os destaques do Europalia.

Confira a programação completa no site do festival. Leia mais sobre a exposição Brazil.Brasil e o Europalia.

Crédito da foto: Patrícia Saldanha (Ascom MinC)

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days