Especialista do Ibram profere seminário na Escola do Louvre

foto-2-e1348759439509-224x300

O museólogo Cícero de Almeida, professor da UNIRIO e servidor do Ibram/MinC.

Como parte de projeto de cooperação destinado ao intercâmbio de profissionais e estudantes da área de museus, iniciado no ano passado, o museólogo Cícero de Almeida, vinculado ao Ibram/MinC, é o convidado de seminário que a Escola do Louvre realiza entre os dias 20 e 24 em Paris, na França.

O seminário vai abordar a criação e o desenvolvimento dos museus no Brasil do século XVIII até os dias atuais. Cícero de Almeida, que é também professor do curso de Museologia da UNIRIO e dirigiu o Departamento de Processos Museaus (DPMUS) do Ibram, fará uma abordagem crítica sobre o campo científico da museologia brasileira, especialmente o conceito de Museologia Social e sua aplicabilidade no Brasil.

A visita faz parte do acordo internacional celebrado entre o Ibram e a Escola do Louvre, em 2012. O convênio já trouxe ao Brasil o diretor da Escola do Louvre, Philippe Durey, que ministrou palestra na sede do Ibram e conheceu alguns museus nacionais. Em setembro de 2013, a insituição francesa recebeu três estudantes brasileiras para estágios em museus daquele país.

Em 2014, a Escola do Louvre igualmente enviará um professor ao Brasil para ministrar curso a estudantes brasileiros, enquanto o Brasil se prepara para receber três estudantes franceses para estágios em museus nacionais. O projeto de cooperação tem duração de três anos, podendo ser renovado por igual período.

“Tem um significado muito especial ver um professor brasileiro dando um curso em uma das escolas mais prestigiosas da museologia internacional”, avalia o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo. “O Brasil conta hoje com 15 cursos superiores nesse campo e um número considerável de especialistas”.

Publicado em

Deixe seu comentário

Digite seu comentário
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório e-mail válido)
  3. (obrigatório)
  4. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days